Ao contrário da lógica rodoviarista que priorizou o automóvel por muitas décadas – com vias expressas, túneis e viadutos voltados à fluidez motorizada –, a lógica humanizadora prioriza a segurança no trânsito, a acessibilidade e a qualidade de vida.
Entre os pensadores que influenciam a nova tendência estão Jan Gehl e Jane Jacobs. Gehl é arquiteto dinamarquês e autor do livro Cidades para Pessoas. Jacobs foi ativista e combateu o avanço das vias expressas e de projetos voltados ao automóvel nos Estados Unidos, escreveu a obra de referência Morte e Vida nas Grandes Cidades e inspirou caminhadas Jane’s Walk em várias cidades pelo mundo.*
No Distrito Federal, ainda se veem muitas propostas de novas vias, túneis e viadutos, a exemplo do Trevo de Triagem Norte (TTN) no final da Asa Norte. No entanto, há nos órgãos governamentais bons projetos que revertem a lógica rodoviarista e priorizam as pessoas. Neste mês, o GDF anunciou a execução do projeto de revitalização do Setor Hospitalar Sul. Este é um dos projetos elaborados segundo os preceitos da nova mobilidade, que inclui ampliação das calçadas e redução do limite de velocidade para 30 km/h.
Outros projetos do governo local seguem a mesma lógica de humanização. O Setor de Rádio e TV Sul (SRTVS) é uma região inacessível, com calçadas e canteiros destruídos e invadidos por carros. Existe projeto elaborado pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth, atualmente Secretaria de Urbanismo e Habitação – Seduh). Segundo consta no Nós Urbanos – mapa virtual que exibe os projetos urbanísticos do GDF – o projeto vai “privilegiar o pedestre na região, mediante ampliação de calçada, melhoria das travessias de pedestres e da arborização, criação de plataformas compartilhadas para vencer os desníveis dos acessos a lotes e interseções viárias, introdução de elementos de traffic calming”. Ainda segundo a descrição do projeto, o transporte público será fomentado e haverá rotas acessíveis para “os deslocamentos de pedestres, pessoas com deficiências e ciclistas por todo o Setor”.
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Com o intuito de ampliar o nível de informação sobre os projetos de mobilidade, o Brasília para Pessoas lança nova seção com o intuito de reunir detalhes sobre as propostas governamentais alinhadas com o novo modelo de urbanismo. Os projetos para as pessoas do GDF podem ser acessados no blog (clique para acessar).
Existem propostas de melhorias para pedestres e ciclistas com projetos concluídos ou em fase de elaboração em diversos locais, tais como: Eixão, W3 e W4 Norte, Setor Hoteleiro, entorno das estações de metrô.