Texto e fotos: Uirá Lourenço
Esta semana, no dia 11, o trânsito deu um nó. O Eixo Monumental estava daquele jeito! Carros por todo lado, inclusive em calçadas, canteiros, ciclovias e na faixa exclusiva de ônibus.
Para seguir de bike estava tranquilo, mesmo com a chuva (toró em alguns momentos). Nada como um kit básico com capa, calça impermeável e chinelo.
Além da chuva forte, começou evento no Centro de Convenções, o Encontro dos Prefeitos. Mas o grande fator para o caos é mesmo a frota automotiva avantajada em circulação na capital federal. Da parte alta, na ciclovia vazia, avistava o mar de carros. Poucos ônibus no horizonte.
Dias de evento são oportunos para promover o uso de transporte coletivo e da mobilidade ativa. Com esse congestionamento e a baixíssima velocidade média dos carros, até a pé se poderia chegar mais rápido a locais na área central. De ônibus se poderia ir mais rápido graças à faixa exclusiva (é verdade que alguns mautoristas insistiam em usá-la também).
Fotos do dia 11/2: carros em calçadas e canteiros, ciclovia vazia.
Reunião com o Secretário de Mobilidade
Por coincidência, tivemos reunião com o secretário de mobilidade de manhã, promovida pela Rede Urbanidade.1 No discurso, muito bonito, bem alinhado com a mobilidade moderna e sustentável. Ele falou da Zona Verde (cobrança de estacionamento público, uma forma de desestimular o uso do carro), dos zebrinhas (micro-ônibus que rodam na cidade), dos ônibus elétricos que chegarão, da integração tarifária com o cartão mobilidade e da revisão do Plano de Transporte (PDTU, PMUS).2 O secretário afirmou que o novo plano de transporte ‘é uma ferramenta de transformação social’.
Reunião realizada no Ministério Público (MPDFT) com a presença do secretário.
Sabemos que as mudanças no modelo rodoviarista focado no automóvel são necessárias. E um órgão só com discurso alinhado e algumas boas propostas não basta para mudar o cenário apocalíptico nas ruas. É preciso envolver (e convencer) outros órgãos (Detran, DER, Secretaria de Obras, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Novacap e Administrações Regionais) e o governador na busca de uma cidade humanizada e segura. E, claro, convencer os moradores e os comerciantes de que outro modelo de cidade é possível e desejável, com mais pessoas a pé, de ônibus, bicicleta, metrô, monociclo e patinete.
Chega de novas pistas, túneis e viadutos para beneficiar milhares de motoristas. Que venham mais faixas exclusivas de ônibus, calçadas e ciclovias iluminadas e arborizadas, linhas de VLT e metrô, zonas 30 (de baixa velocidade) e bicicletários para beneficiar as pessoas e a qualidade de vida no Distrito Federal.
_______________________________
1 Notícia sobre a reunião com a presença do Secretário de Mobilidade: https://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/comunicacao-menu/sala-de-imprensa/noticias/noticias-2025/16577-plano-diretor-de-transporte-urbano-mpdft-e-semob-discutem-participacao-popular
2 Está em processo de revisão o Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal – PDTU/DF e em elaboração o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Distrito Federal – PMUS/DF. Página com informações sobre o Plano em elaboração: https://sistemas.df.gov.br/PDTU/PaginaInicial
VÍDEO
Vídeo que gravei ao passar pelo Eixo Monumental no dia 11. Dá pra ver o caos e as infrações motorizadas, inclusive motorista pegando atalho pela calçada para fugir do congestionamento.