Brasilia Para Pessoas

02
fevereiro
Publicado por Brasília no dia 02 de fevereiro de 2025

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Resolvi compartilhar a experiência positiva de pedalar e conhecer uma avenida que passou por obras no Espírito Santo. Ela fica no município de Serra, na Grande Vitória. Passei à noite, calçadas e ciclovias bem iluminadas – em ambos os lados da via – chamam atenção.

Fiquei impressionado com a quantidade de gente caminhando e pedalando no fim do dia. O canteiro central tem pista de caminhada iluminada e uma praça com quadras de esporte, pistas de skate e parquinho infantil. Os espaços estavam bem movimentados.

O local de travessia é em nível, com faixa de pedestre e semáforo (com sinal sonoro). Lembro de como era antes, uma avenida escura com uma ciclovia meio detonada de um dos lados, sem praça e sem atrativos. Gostei de ver a obra na avenida Civit, entregue em dezembro de 2024, que não consistiu em mera ampliação do espaço para os motoristas.

Evidencia-se a ideia ‘dê espaço e as pessoas aparecem’. Ou seja, crie espaços de qualidade para as pessoas e elas vêm usufruir, se deslocar e se divertir no espaço público.

Pista de skate, campo de futebol e travessia em nível.

Estou tão acostumado com as obras rodoviaristas da capital federal – que devastam para alargar pistas e construir viadutos gigantescos e hostis para os sem-carro – que me surpreendi ao ver que os muitos milhões de uma obra viária podem ser bem investidos.

Nem tudo é perfeito, o caminho poderia ser sombreado com corredor de árvores, poderia haver faixa exclusiva de ônibus ao longo de toda a avenida, mas é um avanço e tanto ao comparar com vias que passaram por obras aqui, como a EPAR (Estrada Parque Aeroporto), a EPIG (Estrada Parque Indústrias Gráficas) e o final do Eixão Norte (o TTN – Terrível Trevo Norte).*

Canteiro central da avenida com pista de caminhada.

Desejo que nossos gestores tão focados na fluidez dos motoristas enxerguem além do para-brisa, percebam que se pode (e se deve) promover a mobilidade ativa e se criar espaço de lazer nos projetos viários. E claro, não se esqueçam da prioridade ao transporte coletivo e da arborização (que tanto ajuda em tempos de calor extremo e mudanças climáticas).

___________________________

* Escrevi uma série de textos aqui no blog sobre as transformações em diferentes vias do DF, comparando o antes e o depois. Fica a dica de leitura!

VÍDEO

Fiz vídeo do rolê de bike pela avenida.



Tags:, , , , , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social