Brasilia Para Pessoas

18
julho
Publicado por Brasília no dia 18 de julho de 2024

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Temos duas leis distritais que exigem a instalação de vagas para estacionar bicicleta.1 Mas, na prática, temos perdido vagas. Alguns locais movimentados de Brasília suprimiram o espaço para ciclistas.

Eis quatro (maus) exemplos. O Liberty Mall, centro comercial no início da Asa Norte, tinha um bicicletário na garagem subterrânea (bem simples e com poucas vagas). Já há algum tempo (mais de um ano) as vagas não existem mais e o jeito é improvisar: acorrentamos as bicicletas na extremidade da garagem nas poucas vezes que passamos por lá.

Situação anterior e improviso no Liberty Mall.

Se você for pedalando a um show no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, terá que improvisar para estacionar. Apesar dos grandes eventos, não há vagas para ciclistas. Na verdade, os suportes para bicicletas que existiam (paraciclo)2, em formato de U invertido, foram retirados após a obra de ampliação do estacionamento. Resumindo, mais vagas para os motoristas e nenhuma para quem usa a bike. Quando vamos a shows por lá, prendemos as bikes no gradil que fica na frente.

Antes e depois no Centro de Convenções.

No Brasília Shopping, na Asa Norte, as vagas externas também foram suprimidas (paraciclo bem localizado e sinalizado, com 11 suportes). Agora só existe o bicicletário interno, com acesso difícil por conta da rampa íngreme. O espaço interno é razoável, inclusive com tomadas para recarga de bikes elétricas, mas o desnível requer bons freios na descida e bom porte físico na subida.  

Antes e depois no Brasília Shopping.

Por fim, mais um lugar com suportes retirados: o Venâncio Shopping, no início da Asa Sul (ao lado do Pátio Brasil). Havia paraciclos nos dois lados (norte e sul) do centro comercial, mas ambos foram retirados. Sobrou o bicicletário interno, que tem problema de acesso semelhante ao Brasília Shopping: uma ladeira bem íngreme. Quando preciso ir ao Venâncio ou a algum lugar próximo, estaciono no Brasil 21. Os suportes estão em área coberta, são bons e bonitos (em formato de bicicleta).

Situação anterior e improviso no Venâncio Shopping.

Temos muito a avançar na capital federal, tanto em qualidade de ciclovias, quanto em quantidade e qualidade de vagas para estacionar a bike. As lojas, os restaurantes e os centros comerciais têm grande papel para incentivar o uso da bicicleta. Além das vagas para estacionar, descontos na compra e outros mimos para quem chega pedalando podem tornar a bicicleta mais atrativa, como acontece em outras cidades (em Copenhague, ciclista tem entrada grátis em museus)3.   

Bicicletário do Conjunto Nacional.

E aí, comerciantes de Brasília, que tal contribuir com a cultura saudável da bicicleta?! Temos um belo exemplo a seguir: o bicicletário amplo, gratuito e confortável do Conjunto Nacional. Existe também um ótimo guia para instalar vagas para os ciclistas, da União de Ciclistas do Brasil (UCB)4. Fica a dica!

 ____________________________

1 As leis distritais 4.423/2009 e 4.800/2012 tratam de estacionamentos para bicicletas.

2 Dois termos técnicos são usados para se referir às vagas para ciclistas: paraciclo e bicicletário. Bicicletário é mais estruturado, coberto e com controle de acesso. Paraciclo é mais simples, geralmente são suportes sem controle de acesso e descobertos, para paradas curtas.    

3 Notícia do Mobilize sobre a iniciativa em Copenhague: https://www.mobilize.org.br/noticias/14091/em-copenhague-chegar-de-bike-da-direito-a-entrada-gratis-em-museus.html

4 Link para acessar o manual da UCB: https://uniaodeciclistas.org.br/guia-estacionamentos/

VÍDEOS

Três vídeos sobre vagas para os ciclistas. O primeiro mostra o improviso no Liberty Mall. O segundo, o improviso ao estacionar no Centro de Convenções. O terceiro vídeo mostra a inauguração do bicicletário do Conjunto Nacional.

https://youtube.com/shorts/xY55Adt-scM?si=eUdq2pV_3iduD1yB



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Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
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