Texto e Fotos: Uirá Lourenço
Notei que dois centros comerciais de Brasília alteraram para pior o bicicletário. Pátio Brasil e Brasília Shopping contam agora com suportes do tipo “escorredor de prato”, também conhecido como “entorta aro”.
Dezembro/2016 |
Janeiro/2018 |
Bicicletário do Brasília Shopping
Novembro/2016 |
Outubro/2017 |
Bicicletário do Pátio Brasil
Os centros comerciais de Brasília possuem espaços voltados aos ciclistas, gratuitos e muitas vezes cobertos. No entanto, o tipo de suporte nem sempre é adequado. Além da possibilidade de danificar os aros da bicicleta, o modelo inadequado pode até mesmo impedir que se prenda a bicicleta, a depender do modelo. Uma bicicleta tandem (dupla), ou com pneus mais largos, não cabe. No caso da minha bicicleta com bagageiro e baú de moto adaptado, a dificuldade de prender é grande.
No Boulevard Shopping, no final da Asa Norte, o local para bicicletas é sinalizado e coberto. No entanto, os suportes também são inadequados. Quando vamos até lá, a saída é apoiar na grade lateral para ter certeza de que elas não tombarão.
Bicicletário do Boulevard Shopping
Não passei recentemente pelo Conjunto Nacional e espero que não tenham aderido à moda de piorar o bicicletário, afinal o Conjunto é uma referência não apenas pelos suportes adequados para prender as bicicletas (modelo U invertido), mas também pelo controle de acesso e pela atenção recebida dos funcionários. Para completar, já foi realizada campanha interna para incentivar os clientes a usarem bicicleta.
Conjunto Nacional: bicicletário e campanha de incentivo
Há bons manuais disponíveis, com dicas e orientações técnicas para instalar bons bicicletários, incluindo o Guia de Boas Práticas para Instalação de Estacionamento Adequado de Bicicletas, elaborado pela União de Ciclistas do Brasil (UCB).
Ainda pretendo produzir relato detalhado, com mais fotos e vídeos. Por enquanto, espero que o setor privado se sensibilize da importância de bicicletários adequados, que atraiam os clientes ciclistas.