Brasilia Para Pessoas

23
dezembro
Publicado por Brasília no dia 23 de dezembro de 2016

Texto e Fotos: Uirá Lourenço

???????????????????????????????

 

Andando no início da W3 Sul, no dia 19 de dezembro, notei faixas apagadas em dois locais com movimento intenso de pedestres. No intervalo de poucos dias, as faixas foram pintadas e, em seguida apagadas.

 

Apesar da necessidade evidente de sinalização nos dois pontos, as faixas foram apagadas. Fica a dúvida: teria o órgão responsável desistido de buscar segurança na travessia dos inúmeros pedestres nos locais?!

 

 DSC03916_18-10-2016_AsaSul_W3_Pedestres_Travessia_edit2  ???????????????????????????????

Nos locais com faixas apagadas o movimento de pedestres é intenso.

 

Em outros pontos próximos houve pintura de faixa de pedestre e de travessia para ciclistas em vermelho.

 

– Obras na Asa Sul: caminho livre a pedestres e ciclistas?

 

A via que passa pelo Setor Comercial Sul (SCS) está em obras e se pode caminhar pela parte central da via. No entanto, vários problemas ainda persistem, como as infrações motorizadas nas proximidades dos pontos de ônibus.

 

Canteiros e calçadas também são convertidos diariamente em estacionamentos. E faltam rampas de acessibilidade em toda a região. Apesar da proximidade do hospital Sarah Kubitschek, um cadeirante é incapaz de se locomover sozinho pelo início da Asa Sul e de alcançar o parque da cidade.

 

 DSC07942_06-12-2016_AsaSul_SCS_Carros_caos_edit  DSC09907_19-05-2016_AsaSul_W3_PatioBrasil_Canteiro_Carros_edit
 ???????????????????????????????  ???????????????????????????????

No início da Asa Sul, a situação ainda é crítica a quem caminha e usa ônibus.

 

Em abril deste ano, o Super-Ando, super-herói dos pedestres, visitou a capital federal e trabalhou intensamente na região. No vídeo gravado, pode-se conferir o Super-Ando em ação na W3 Sul (clique para conferir o vídeo).

 

Fica a dúvida: será que as obras e intervenções no início da Asa Sul ajudarão na mobilidade de pedestres e ciclistas, com caminho seguro entre o Setor Comercial e o Setor Bancário e conectada a outras vias importantes, como a L2 e a L4?

???????????????????????????????

Atualmente, pedestres e ciclistas disputam espaço entre os carros no caminho entre o Setor Comercial e o Setor Bancário.



Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social