Brasilia Para Pessoas

20
outubro
Publicado por Brasília no dia 20 de outubro de 2024

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Este mês ficou pronta a nova ciclovia na frente do centro universitário CEUB, na Asa Norte. Foram mais de 10 anos de espera e dezenas de solicitações na ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF).1

Passamos de bicicleta com frequência pelo local (eu, a mulher e os dois filhos) e os perrengues são (ou eram) muitos: ciclovia descontínua e carros por todo lado, inclusive na calçada, na ciclovia e nas poucas rampas (algumas improvisadas, feitas por moradores para amenizar a acessibilidade). Alguns ciclistas indignados deixavam recadinho aos motoristas infratores, pedindo respeito.

Rampas bloqueadas e recadinho para motorista (‘multa cidadã’).

Para protestar e chamar atenção para a ciclovia que terminava bruscamente, em 2014 juntamos outros ciclistas e pintamos interrogações nas duas extremidades. Era tão fácil resolver, redesenhar o espaço na frente do CEUB e garantir espaço seguro a pedestres e ciclistas. Cheguei a fazer dois levantamentos com fotos e indicação dos pontos críticos ao longo da ciclovia na W4 Norte2. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) elaborou projeto de ciclovia em 2017, mas a execução ainda levaria mais alguns anos.

Pintura de interrogação num dos pontos onde a ciclovia terminava.

Eis alguns dos registros das pessoas se espremendo entre os carros na frente do centro universitário:

Passaram-se diferentes governadores (Agnelo Queiroz – PT, Rodrigo Rollemberg – PSB e Ibaneis Rocha – MDB) e muitos secretários de transporte nos anos de apagão cicloviário no local. Quem diria que a ciclovia sairia do papel justamente no governo Ibaneis Rocha (no segundo mandato, após ser reeleito), que tem levado o rodoviarismo ao extremo, com muitos túneis e viadutos concluídos ou em obras.

Ainda falta sinalizar – indicar o espaço para caminhar e pedalar – e instalar equipamentos (balizadores) para evitar que os motoristas parem ou estacionem irregularmente. Mas já dá pra pedalar sem os perrengues de antes. Que venham mais projetos e obras que valorizem a mobilidade ativa e saudável!   

_____________________________

1 As solicitações feitas ao longo dos anos estão reunidas no blog Brasília para Pessoas: https://brasiliaparapessoas.org/solicitacoes-de-informacoes-e-sic/

2 Os trabalhos de levantamento em campo foram encaminhados ao GDF e estão disponíveis no blog: https://brasiliaparapessoas.org/artigos-e-estudos/analise-da-ciclovia-w4-w5-norte/

VÍDEO



Tags:, , , , , , , ,

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social