Brasilia Para Pessoas

02
setembro
Publicado por Brasília no dia 02 de setembro de 2024

Texto e fotos: Uirá Lourenço

Ontem foi um dia atípico. O tradicional domingão no Eixão do Lazer estava sem vida, com pouco movimento e sem as banquinhas com quitutes, água de coco, plantas e artesanato.  Por volta das 13h estava estranhamente vazio na altura da 112 Norte.

Só depois fui entender o que havia acontecido, ao ver vários caminhões e outros veículos oficiais ‘desfilando’ entre as pessoas que caminhavam e pedalavam na via. O Governo do Distrito Federal realizava uma grande ação de fiscalização, ou melhor, de retirada dos vendedores ambulantes.

Não deixou de ser um domingo bom, até porque fomos celebrar com amigos o aniversário da mulher. Os ipês amarelos, no auge da floração, embelezavam o cenário. A molecada pedalava e se divertia no gramado. Mas nas pistas era preciso atenção para não ser atropelado pelos grandes veículos motorizados do GDF.

O tradicional Choro no Eixo não aconteceu. Segundo relatos nas redes sociais, a fiscalização também se voltou contra os artistas. Só teve o choro dos ambulantes e comerciantes que foram impedidos de trabalhar. Fico imaginando o drama das muitas famílias que garantem renda aos domingos no Eixão fervilhante.

Um domingo normal, bombando (à esquerda). O Eixão esvaziado no dia 1/9 (à direita).

O governador Ibaneis Rocha se manifestou, disse que a ação do DF Legal atendeu a ‘reclamações de moradores próximos’. O DF Legal, por sua vez, emitiu nota para informar que a ação conjunta com a Polícia Militar, o DER e a Administração do Plano Piloto pretendia ‘verificar licença de vendedores ambulantes presentes no Eixão do Lazer e coibir a venda irregular de bebidas alcoólicas’.

Torço para que no próximo domingo saiam os caminhões pesados do governo e voltem as pessoas, as bicicletas, o burburinho e a boa música!

VÍDEOS

Cenas do Eixão do Lazer



Tags:

Compartilhe

Comente

Seu e-mail nunca é exibido. Campos obrigatórios são marcados *

*
*
*


Busca no Blog
Com a palavra...
Uirá Uirá Lourenço
Morador de Brasília, servidor público, ambientalista e admirador da natureza, Uirá é um batalhador incansável pela melhoria das condições de mobilidade na capital federal. Usa a bicicleta no dia a dia há mais de 25 anos e, por opção, não tem carro. A família toda pedala, caminha e usa transporte coletivo. Tem como paixão e hobby a análise da mobilidade urbana, com foco nos modos saudáveis e coletivos de transporte. Com duas câmeras e o olhar sempre atento, registra a mobilidade em Brasília e nas cidades por onde passa, no Brasil e em outros países. O acervo de imagens (fotos e vídeos), os artigos e estudos produzidos são divulgados e compartilhados com gestores públicos e técnicos, na busca de um modelo mais humano e saudável de cidade. É voluntário da rede Bike Anjo, colaborador do Mobilize e membro da Rede Urbanidade.
Posts mais lidos
Categorias
Arquivo

Realização
Associação Abaporu
Desenvolvimento
MSZ Solutions
Comunicação
Mandarim Comunicação
Patrocínio
Itau

Allianz
Apoio
Ernst & Young
Prêmio
Empreendedor Social
Prêmio Empreendedor Social