Oi pessoal, tudo bem com vocês?
Esse mês o assunto do nosso blog é acessibilidade em museus. Vou dissertar um pouco da minha experiência para vcs, ok? Eu desde criança sou acostumada a frequentar museus porém, na maioria das vezes, nem vejo a exposição ou sou privada de terminar , pois não há acesso. Agora vou mostrar algumas experiência. Vamos lá?
Museu Nacional do Rio de Janeiro
É com imensa tristeza que vou comentar aqui sobre o incêndio do Museu Nacional do Rio. Em uma das minhas últimas viagens , tive o prazer de conhecer este museu. Apesar de ser antigo, ele possuía acessibilidade no segundo andar, porém tive que ser ” carregada ” até chegar ao elevador
Museu do Futebol
Não posso deixar de comentar do Museu do Futebol, que é um museu super acessível e interativo. Gosto muito de ir lá, porque sei que há acessibilidade e posso passear e apreciar as exposições tranquilamente
Museu do Ipiranga
Este museu não possui nenhuma acessibilidade. Quando fui lá para fazer uma visita, não consegui nem passar da entrada, pois o piso é de paralelepípedo. Agora este museu passa por uma reforma que inclui acessibilidade e que, acredito, todos cadeirantes esperam que seja feita rapidamente e com sucesso.
A acessibilidade em museus, assim como em todos os lugares, é lei, mas infelizmente não é cumprida. Em minha humilde opinião, jamais devemos parar de lutar para alcançar um sonho de um Brasil mais acessível, igualitário e justo para todos!