Olá leitores,
Neste mês de abril o Acessibilidade Sobre Rodas voltou os olhos para os parques da cidade onde moro, São Paulo. A capital paulista tem muitas áreas verdes – são mais de 100 parques -, porém se engana quem pensa que a acessibilidade está bem distribuída por aí… Muito pelo contrário: o que mais se observa nos parques é a falta de estrutura para cadeirantes e demais pessoas com mobilidade reduzida.
Sempre que escolho um parque para passear ou fazer algum tipo de exercício, já sei que vou enfrentar vários percalços. Apesar disso, percorrer as áreas verdes me faz bem, e em geral fico muito grata pelas surpresas que encontro ao longo do meu caminho.
Como sempre, há exceções, e temos exemplos de acessibilidade que devem ser seguidos, como o do Parque Villa Lobos, que fica no Alto de Pinheiros (zona oeste). É um dos poucos parques da cidade, ao menos entre os que conheço, que é realmente acessível.
Acessibilidade em calçadas
Em breve, vai ocorrer mais uma edição da campanha Calçadas do Brasil, criada pelo portal Mobilize. Na minha opinião, se há algo que as calçadas Brasil afora precisam é de melhor acessibilidade. Ainda falta “muito chão” para as calçadas de nossas cidades chegarem ao menos a um nível razoável de caminhabilidade. Quando saio para a rua, o que encontro quase sempre são muitas calçadas esburacadas, o que atrapalha bastante o meu deslocamento.
Resumindo, é obrigação nossa lutar pelos direitos das pessoas. E principalmente agora, em ano eleitoral, mesmo que esteja praticamente impossível (porque sabemos que está) eleger um candidato que execute seu trabalho de maneira honesta. Mas temos que continuar cobrando daqueles que colocamos no parlamento por meio do voto.
Aguardo opiniões. Vocês, leitores, concordam comigo, ou não?
Até mais.