Nesse mês abordaremos como as chuvas estão atrapalhando a mobilidade nos estados do Rio, SP e MG. Em Minas Gerais há o pior caso, pois inúmeros ônibus e trens foram danificados, rios não param de subir e transbordar e a população está desesperada sem saber como proceder há semanas; no Rio e SP choveu muito também nesses primeiros 15 dias do mês.
* Minas Gerais: Foi o estado mais afetado, com ônibus quebrados e a população sem poder sair de casa com as ruas alagadas. a capital Belo Horizonte precisou fazer mudanças no itinerário, depois das chuvas, no último dia 28. De acordo com a BH Trans pelo menos 33 ruas foram afetadas. No caso da Av Teresa Cristina que o asfalto foi arrancado por conta da força das chuvas – e como elas não diminuem – o conserto completo do asfalto ainda não foi feito. Nas zonas da Mata e rural houve deslizamento.
* Rio de Janeiro: No RJ houve bastante chuva também. No último dia 10, o Santos Dummond chegou a fechar por 1h. O bairro da Ilha do Governador foi um dos mais afetados pelas chuvas neste dia. Os trens, VRT´s e BLT´s tiveram o funcionamento parcialmente afetado e a cidade registrou 173 km de congestionamento naquele dia; as chuvas diminuíram, porém nesta semana entre Sexta e Sábado pode voltar a chover bastante no Rio. As chuvas continuam intensas no Rio, ocorrendo deslizamento.
SP: No Último dia 10, Alguns trens da CPTM tiveram as operações afetadas; após interrupção no início da manhã, o serviço na Linha 8 (Diamante) já funcionava normalmente por volta das 09h. Já a Linha 9 (Esmeralda), que apresentava paralisação entre as estações Grajaú e Santo Amaro, seguia com operação parcial até às 10h. Por fim, a Linha 7 (Rubi) ficou com velocidade reduzida entre as estações Jaraguá e Vila Aurora devido a um acidente na linha, após o pantógrafo de uma das composições enroscar na rede aérea e danificar alguns fios. As consequências da chuva do dia 10 seguem até agora, pois apesar de ter chovido de uma forma inacreditável naquele dia, todos os dias chove e essa chuva sempre causa problemas, como alagamentos.