Olá pessoal,
Eu resolvi compartilhar com vocês neste post uma das coisas mais interessantes que a Prefeitura de São Paulo oferece para as pessoas com deficiência. Este serviço, o Atende, é coordenado pela SPtrans para permitir a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida.
É um Serviço de Atendimento Especial gratuito, do tipo porta a porta, que leva e traz o usuário de volta ao seu destino.
Mas para o usuário poder usufruir deste benefício ele deve fazer uma inscrição prévia. Para isso, o usuário ou seu responsável devem comparecer a uma das subprefeituras autorizadas, com todos os documentos necessários, incluindo uma ficha de avaliação médica. Depois de passar por várias etapas, o processo será iniciado e caso a análise da SPTrans seja positiva o usuário estará inscrito e poderá fazer uso do transporte.
O público atendido por este serviço é de deficientes físicos (deficiência temporária e permanente), autistas e os que possuem surdocegueira. Existem dois tipos de viagens oferecidas: regulares e eventuais. Viagens regulares são aquelas em que o usuário utiliza a van todos os dias ou em períodos necessários. Já as eventuais são aquelas viagens que são feitas sem periodicidade ou sem frequência semanal, como por exemplo, uma consulta médica ou um exame.
A viagem eventual também pode ser agendada para um evento de lazer, desde que o mesmo promova interação e inclusão dos deficientes com a sociedade. Outra informação importante é que a viagem eventual precisa ser agendada com, no mínimo, 20 dias de antecedência com a Central Atende. Para agendar, deve-se ligar para o número 0800155234.
O usuário pode levar ou não um acompanhante, caso necessite, porém isso precisa estar especificado na ficha de avaliação médica, que é entregue ao usuário e precisa ser devidamente preenchida.
O Atende já ganhou por vários anos consecutivos o Prêmio Marca Brasil, que é um dos prêmios multissetoriais mais importantes do país na categoria Entidade do setor de reabilitação das pessoas com deficiência.
Em minha opinião, o Atende é muito bom. O atendimento da Central e dos motoristas é ótimo. Uso há bastante tempo e, por experiência própria, posso dizer que não tenho muito do que reclamar; o único ponto que devemos chamar atenção é o estado das vans: a maioria delas não está com boa conservação.
Se toda a sociedade tivesse a ideia de promover a inclusão e ajudar os deficientes da forma que o Atende faz, sem sombra de dúvidas seríamos uma sociedade muito melhor! Devemos lutar cada vez mais pela inclusão.
Até o próximo post,
Beijos, Raquel