Olá pessoal, bom dia
Por: Raquel Paoliello
Nesse mês, vamos discorrer sobre a falta de acessibilidade e mobilidade nas principais capitais do nosso país.
O problema que salta aos nossos olhos quando o assunto é acessibilidade, é na realidade a falta dela. Na maioria dos locais que frequento é muito difícil andar na calçada e preciso desviar dos obstáculos e dos “buracos” que as calçadas possuem. É bem complicado sair para passear pelas cidades, porque por exemplo, no centro de São Paulo, não há acessibilidade , os locais em geral são muito pequenos e não é todo local que entra cadeira de rodas; o piso tátil também não está presente em todas as calçadas no centro de SP e na cidade num geral.
Ou seja, há muita falta de acessibilidade e inclusão na cidade de SP , todo prefeito diz que quer incluir os idosos e pessoas com deficiência, porém se as cidades não estiverem acessíveis as pessoas com deficiência não conseguem trafegar.
A mobilidade nas grandes cidades não é muito boa, por conta dos carros que têm mais espaço do que os outros modais e as pessoas com deficiência enfrentam dificuldades, porque o elevador das estações e ônibus quebra com frequencia. O Rio de Janeiro não é uma cidade acessível, as ruas são esburacadas assim como São Paulo, há muitas ruas de paralelepípedo, que é um piso horrível para quem tem deficiência andar e tocar a cadeira. As ruas são muito estreitas.
Até a próxima.