O Coronavírus decididamente, afetou e continua afetando cada vez mais a mobilidade urbana no Brasil e no mundo. No nosso país, a frota de ônibus e as linhas de Metrô e trens, estão reduzidas mais da metade. Apesar disso, no RJ a população não está respeitando a ordem de ficar em casa e o transporte público do Estado continua lotado, mesmo com recomendações de ministros da Saúde e do governador da cidade. Mas em muitos locais, por exemplo, Vila Prudente, zona leste e as periferias ainda estão bem cheias. Com ônibus e aglomerações.
No estado do Rio, os BRT´s continuam lotados, apesar do aviso de governadores, assim como ruas e ônibus nas periferias. A super lotação também ocorre nas periferias de SP, pois muitas vezes os moradores não tem saída: precisam ir pra rua trabalhar para não passar fome, por exemplo.
Em contrapartida, as regiões mais nobres, como Vila Olímpia, Faria Lima e a famosa Av. Paulista estão irreconhecíveis. As praias do Rio, como Copacabana, Ipanema e Leblon também estão vaziais. A SP Trans essa semana aumentou a frota, para evitar aglomerações, pois os pontos ainda estavam com bastante passageiros.
Para finalizar, meu apelo final é: respeitem a quarentena pessoal, #fiquememcasa, porque se cada um fizer sua parte, tudo poderá voltar ao normal mais rápido.