Olá,
Tudo bem pessoal?
Esse mês fui até a Estação Pinheiros, em São Paulo, fazer um passeio para avaliar a acessibilidade da estação. Resolvi trazer minhas conclusões para compartilhar com vocês aqui no blog.
A acessibilidade na Estação Pinheiros é ótima! As placas são muito bem claras, facilitando a circulação e a mobilidade dos deficientes em suas dependências; o piso tátil e os vagões especiais para cadeirantes também são muito bem sinalizados. Fiquei satisfeita em constatar a qualidade da acessibilidade nesta estação. E que os funcionários estão sempre dispostos a ajudar.
Não tive dificuldades para chegar na estação indo pela linha Esmeralda da CPTM e acessar o elevador. Porém, para subir e pegá-lo, precisei esperar um tempo, pois o mesmo já estava lotado de usuários (que inclusive não eram cadeirantes nem possuíam nenhum tipo de mobilidade reduzida).
Finalmente consegui pegar o elevador e chegar aonde eu desejava. Tive que utilizar o elevador novamente na volta, mas dessa vez um funcionário do Metrô precisou me auxiliar, liberando o espaço para que eu pudesse entrar. E isso ocorre não só na Estação Pinheiros, mas em todas as outras estações também. É um absurdo que os cadeirantes e/ou deficientes físicos não tenham seus direitos respeitados!
Banheiro sem luz
Outro ponto importante para citar foi que quando fui utilizar o banheiro da estação Pinheiros da CPTM ele se encontrava completamente sem iluminação, praticamente impossibilitando o uso; o banheiro que dizia ser acessível na realidade não era, pois possuía apenas a acessibilidade que está determinada em lei, porém isso não foi suficiente porque se eu estivesse sozinha, não conseguiria circular pelo banheiro.
Em minha opinião, nosso País ainda tem muito o que melhorar na questão de acessibilidade e mobilidade, mas uma das soluções seria lutar cada vez mais pelos direitos dos PCD’s, porque a pergunta que não quer calar é: se nós, que somos deficientes e realmente sentimos isso na pele não lutarmos pelos nossos próprios direitos, quem irá lutar?
CPTM explica
Antes de publicar esse post, a equipe do Mobilize sugeriu que eu fizesse contato com as empresas citadas (Metrô, Via 4 e CPTM). Aguardamos uma semana e recebemos apenas a resposta da CPTM, que reproduzo a seguir:
“A CPTM tem 92 estações, sendo que 46 estão de acordo com as normas vigentes de acessibilidade, e outras cinco estações estão em obras:
– Poá, na Linha 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes);
– Eng. Goulart, na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana);
– Jd. Silveira, Jd. Belval e Quitaúna, na Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi).
As obras contemplam a implantação de itens de acessibilidade, como elevadores, rampas, pisos podotáteis e mapas em braile, além de sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Nas estações que ainda não estão adaptadas, todos os empregados das estações são treinados para auxiliar as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida dentro de suas dependências.
Em relação ao uso do elevador na Estação Pinheiros, na Linha 9-Esmeralda, a CPTM realiza intensas campanhas educativas nas estações e nas redes sociais sobre comportamento de usuário, inclusive orientando que dê prioridade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos assentos do trem e nos elevadores. Além de esperar a sua vez de entrar, o que é uma questão de cidadania e de respeito ao próximo.
Os banheiros são alvos constantes de vandalismo – o que envolve furto ou destruição de itens de iluminação e de infraestrutura sanitária. A CPTM verificou a situação do banheiro preferencial da Estação Pinheiros e já providenciou a iluminação.
CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos”
Até o próximo post! Beijos, Raquel 😉