Agosto é marcado pelo Dia Mundial do Pedestre (8). Em contribuição com a reflexão sobre o tema, a Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência realizou a pesquisa “Viver em São Paulo: Pedestre”. O levantamento aborda hábitos, percepções e desafios das paulistanas e paulistanos ao andar a pé na cidade.
Lugares que a população paulistana costuma ir exclusivamente a pé, quais os maiores incômodos ao caminhar pela cidade e quais ações a administração municipal deveria adotar em relação ao bem-estar de pedestres são algumas das questões abordadas na pesquisa.
Os resultados serão apresentados durante o evento a ser realizado no dia 6 de agosto, às 10h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, à rua Plínio Barreto, 285, 4º andar, Bela Vista - SP. O encontro contará com debate e intervenção cultural.
O evento “Viver em São Paulo: Pedestre” faz parte da programação da Semana do Caminhar, que acontece entre os dias 4 e 11 de agosto.
Sobre a Semana do Caminhar
Articulado pela ONG SampaPé!, a Semana do Caminhar é um evento nacional que reúne diversas organizações para celebrar o caminhar, a forma de deslocamento mais utilizada nas cidades brasileiras. É uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para a forma mais sustentável, saudável e social de se deslocar, que precisa ser valoriizada.
Aprender Caminhando é o tema da Semana do Caminhar 2019, que acontece entre os dias 4 e 11 de agosto.
Acesse o site da Semana do Caminhar para saber mais.
Inscrições, acesse aqui.
Sobre a pesquisa
Co-construída com organizações de mobilidade a pé, a pesquisa inédita "Viver em São Paulo: Pedestre" faz parte da série "Viver em São Paulo", iniciada em 2018, realizada pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência.
Participaram da elaboração SampaPé!, Cidade a Pé, Cidade Ativa, Corrida Amiga e Pé de Igualdade.