O seminário Biogás - Uma Cadeia Sustentável para o Transporte Público faz parte das ações das Semanas de Inovação Suécia-Brasil, organizado pela embaixada sueca e que está em sua sétima edição. O objetivo é discutir o potencial de utilização do biometano como combustível sustentável para o transporte público. A Comgás, maior distribuidora de gás natural do Brasil, também é parceira do evento.
Na oportunidade, especialistas em biogás e representantes de empresas que investem em sustentabilidade estarão reunidos para compartilhar conhecimentos e soluções que contribuam para reduzir as emissões de carbono de grandes cidades brasileiras, a exemplo do que já ocorre na Suécia, país pioneiro na implementação do biogás e biometano nas frotas de ônibus públicos.
Participantes
A abertura do evento terá a participação de Per-Arne Hjelmborn, embaixador da Suécia no Brasil; Karla Bertocco Trindade, presidente da Sabesp; Carlos Eduardo Brescia, diretor de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Comgás; e Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.
Para o vice-ministro da indústria e tecnologia da Suécia, Nicklas Johansson, “o Brasil possui um grande potencial no que tange à utilização do biogás como fonte de combustível verde para o transporte público. O biogás, além de oferecer um combustível limpo, pode ajudar a solucionar vários problemas enfrentados pelas cidades brasileiras”.
Há décadas a Suécia direciona a maior parte do biogás que ela produz para o transporte público, considerado um dos mais limpos do mundo. Por meio do conhecimento científico e os incentivos do governo, 90% da rede de gás veicular roda com biometano.
Ao final do evento, será elaborado um documento apontando soluções que viabilizem projetos com o biogás e biometano no Brasil.