Estima-se que, até 2050, aproximadamente dois terços da população do planeta viverão em centros urbanos. Frente a esta expectativa, torna-se cada dia mais urgente debater soluções de desenvolvimento urbano e mobilidade que consigam proporcionar um futuro com mais qualidade de vida para as pessoas.
Para dar sua contribuição no debate, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e o WRI Brasil Cidades Sustentáveis irão realizar o Seminário “Cidades em Movimento” dia 15 de junho, no São Paulo Expo Exhibition Center, dentro da programação do Construction Summit 2016. O Seminário será composto por dois grandes painéis: “Tecnologia e Financiamento para Infraestrutura e Serviços” e “Mobilidade, Acessibilidade e Desenvolvimento Urbano”.
Segundo a diretora de Relações Estratégicas do WRI Brasil, Rejane D. Fernandes, os temas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável das cidades. “O “Cidades em Movimento” irá reunir especialistas nacionais e internacionais e proporcionar uma visão abrangente sobre como as cidades podem se tornar ambientes mais humanos e acessíveis. Acreditamos que a reunião de gestores públicos, da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil é fundamental para construirmos um futuro melhor para as próximas gerações, com inclusão social e crescimento econômico”, comenta.
O Seminário “Cidades em Movimento” será aberto com a palestra magna internacional “Cidades Inteligentes – A Tecnologia a Serviço dos Cidadãos”, a ser ministrada pela diretora do WRI Turquia, Arzu Tekir. Antes de integrar a equipe do WRI, Arzu realizou vários projetos de pesquisa de mercado em Nova York e escreveu planos de negócios e relatórios para os investidores e empresas de telecomunicações que queriam desenvolver projetos de TI em Istambul. Ela também trabalhou como cordenadora de projetos da União Europeia e foi diretora de Relações Externas para empresas de TI.
Também estão confirmadas as presenças de Brenda Medeiros, diretora de Mobilidade do WRI Brasil Cidades Sustentáveis; Gabriel Marão, coordenador do Comitê Gestor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas; Gilberto Perre, secretário executivo da FNP – Frente Nacional de Prefeitos; José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, e Silvana Cambiaghi, arquiteta e representante da Secretaria Municipal de São Paulo da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) na Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).
Construction Summit
Além do Seminário Cidades em Movimento, o Construction Summit também contará com os Seminários Técnicos da Construção, com a participação de importantes entidades setoriais nacionais e internacionais da cadeia produtiva da construção. Entre as entidades confirmadas estão a Abcem – Associação Brasileira da Construção Metálica, Abcic – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, Abramat – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, Abridef - Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Serviços para Pessoas com Deficiência, Analoc – Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas, CBCA – Centro Brasileiro da Construção em Aço, CBT – Comitê Brasileiro de Túneis, Drywall – Associação Brasileira do Drywall, Fundação Carlos Alberto Vanzolini, IABr – Instituto Aço Brasil, ITS – Instituto de Tecnologia Social, e Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva
Também estão confirmadas as participações da Consultoria NGI – Núcleo de Gestão e Inovação, ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Inovatech Engenharia, e Escritório Comercial do Peru no Brasil, além da WOC – World of Concrete que apresentará tecnologias de concreto utilizadas em obras civis internacionais chaves, demonstrando como a aplicação de pesquisas de materiais, estudos de eficiência de empreiteiras e novos desenvolvimentos tecnológicos contribuem para a construção.
O Construction Summit 2016 terá ainda uma área para mostras, que trazem conteúdo técnico e especializado sobre os dois temas centrais dos seminários. Destaque para o Mostra VivaCidade, Exposição Cidades em Movimento, Mostra Light Steel Frame, Encontro das Start-ups da Construção, Mostra da Sustentabilidade e Mostra Produtividade e Industrialização.
Informações: www.constructionsummit.com.br
Sobre o WRI Brasil Cidades Sustentáveis
WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha com os gestores municipais e prefeitos das cidades para desenvolver projetos que tenham impacto na realidade, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, segurança viária, resiliência e governança. Apoia cidades na implementação de projetos de desenvolvimento urbano orientados ao transporte, sistemas de BRT, desenvolvimento de planos de mobilidade, segurança viária e de incentivo a participação social. Trabalha com mais de 20 cidades brasileiras, incluindo capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.