Um workshop inédito de criação coletiva com 12 horas de duração. Esta é a proposta da VIRADA CRIATIVA “Um Presente para a Cidade”, realizada pela Takeda Charrette System e que encontrou em vários moradores de BH a simpatia e a mobilização para transformar esta técnica em uma ação colaborativa para a melhoria da cidade.
A Virada Criativa aparece como um excelente instrumento de promoção do debate saudável sobre a capacidade de reinvenção da cidade e a melhoria da qualidade de vida urbana. A técnica da charrette, como é denominada, é muito usada nos Estados Unidos para o desenvolvimento de projetos urbanos, podendo, inclusive, autorizar ou impedir a implantação de empreendimentos públicos ou privados. Na versão brasileira incorpora a colaboração com os diversos segmentos da sociedade para planejar o futuro da cidade. Realizada no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e em Goiás, já deu origem a projetos que saíram do papel e ganharam as ruas destes estados.
No dia 11 de dezembro, sexta-feira, véspera do aniversário de Belo Horizonte, os participantes se reunirão para a criação de desenhos que expressem a visão coletiva da cidade desejada. O encontro é aberto a todos os cidadãos, entidades, ativistas, empresários, artistas, políticos, grupos organizados indistintos. Crianças, idosos e estudantes, por exemplo, são muito bem-vindos. A participação também é aberta aos arquitetos, engenheiros, geógrafos, designers e estudantes que queiram contribuir individualmente ou com as suas entidades para o desenvolvimento técnico das propostas.
A Virada Criativa parte dos desenhos elaborados pelos cidadãos para intervenções e melhorias que produzam propostas em qualquer parte da cidade. Os profissionais e estudantes, com os desenhos e ideias dos participantes em mãos, se juntam para criar os projetos demandados pela comunidade. Não é necessário saber desenhar, mas é imprescindível querer contribuir para o futuro de BH.
A Virada Criativa termina às 7 horas da manhã do dia 12 de dezembro, data de comemoração dos 118 anos da fundação de BH. Estes projetos e estudos serão apresentados publicamente no sábado pela manhã, no Museu Histórico Abílio Barreto, o Museu da Cidade, local que demarca a transição do Curral Del Rey para o projeto moderno da cidade planejada.
No dia 2 de dezembro, quarta-feira, os colaboradores do projeto e a comunidade se reunirão às 18 horas no auditório da Fiemg – 1º andar, na avenida Contorno, 4520, no bairro Funcionários. O objetivo é apresentar a metodologia, congregar esforços e mobilizar toda a comunidade para a Virada Criativa.
Serviço
Virada Criativa – “Um Presente para Belo Horizonte”
www.facebook.com/viradacriativabh
•Reunião Preparatória: Dia 02 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas, no auditório da Fiemg – 1º andar, na avenida Contorno, 4520;
•Lançamento da Virada /criativa: Dia 04 de dezembro, sexta-feira, início da recepção de propostas para a virada (a recepção de desenhos pode ser feita pela página colaborativa);
•Início Virada Criativa: Dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 18 horas - local a definir;
•Evento de Entrega das Propostas: Dia 12 de dezembro, sábado, às 10 horas, entrega dos Projetos e Estudos no Museu Histórico Abílio Barreto.