Os chamados Disability Studies são um campo de estudos interdisciplinar que ganhou projeção mundial, tendo origem no contexto anglo-saxão, em meados da década de 1960. A proposta principal desse movimento é a de que a deficiência não é simplesmente uma tragédia individual cuja “solução” estaria reservada aos quartos dos hospitais e centros de reabilitação. Ela é mais que isso, portando dimensões essencialmente sociais e políticas.
Nessa perspectiva, as iniciativas nesse campo visam a situar a deficiência na perspectiva de condição da diversidade humana – como mulheres, negros, gays, indígenas e outras minorias – sem, no entanto, criar rótulos e identidades férreas.
No Brasil, a despeito da forte influência dos Disability Studies sobre o movimento das pessoas com deficiência, em meados dos anos 1970/80, pouca foi a penetração das discussões no âmbito acadêmico. Além disso, hoje, apesar de uma quantidade razoável de estudos que abordam a temática, o Brasil ainda não possui uma rede que articule esses pesquisadores e centros de estudo, ou estruturas acadêmicas e linhas de fomento específicas – salvo raras exceções. Como consequência, temos pouca produção bibliográfica nacional, em comparação com a produção internacional, bem como uma baixa visibilidade da mesma.
Nesse sentido o Memorial da Inclusão vem procurando incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
Seguindo esse movimento, o Memorial da Inclusão realizará, no próximo dia 7 de novembro, três mesas redondas temáticas compostas por reconhecidos especialistas nos respectivos assuntos.
A mesa redonda das 16h, que tratará de mobilidade e acessibilidade, terá a participação do editor do Mobilize Brasil, jornalista Marcos de Sousa.
Mais informações no site do Memorial da Inclusão.
Confira a programação:
Mesa 1 - Doença ou deficiência: fronteiras e novas emergências
Dia 7/11 – 9h:30 – 11h:30
- Roberto Bíscaro
- Ana Rita de Paula
- Lívia Barbosa
Mesa 2 - Deficiência, sentidos e representação
Dia 7/11 – 13h:00 – 15h:00
- Andrea Cavalheiro
- Eudenia Magalhães
Mesa 3 - Deficiência, Sustentabilidade e Mobilidade
Dia 7/11 – 16h:00 – 18h:00
- Marcos de Sousa (Mobilize Brasil)
- C.G.J. Cor van Honk