O Projeto Pedala Sampa nasceu da necessidade de aproximar ainda mais os moradores da região central de São Paulo com a cultura da bicicleta, seja ela como instrumento de trabalho, transporte, esporte, lazer ou estilo de vida saudável, divertido e sustentável.
Com diversas atividades de promoção à convivência entre as pessoas, o Projeto pretende que a população local se aproprie das bicicletas compartilhadas da cidade, o Bike Sampa, e entenda como funciona o serviço.
Para isso, o Instituto Aromeiazero - em parceria com outras entidades - vai realizar oficinas para formação dos jovens da região e encerrar com um grande festival de rua, aberto e gratuito, com música ao vivo, oficinas culturais e arte urbana.
Formação Educativa
De 24 de novembro a 06 de dezembro serão realizados 10 encontros educativos de quatro horas para 20 jovens, com aulas práticas e debates sobre bicicleta e cidadania no trânsito.
As oficinas vão acontecer no LabHacker, localizado no bairro da Armênia, onde jovens terão contato direto com diversas possibilidades que a bicicleta oferece. "Nossa proposta é também deixar legados para as famílias, empoderar o jovem e, quem sabe, apresentar uma nova perspectiva de vida", explicou Murilo Casagrande, do Aromeiazero.
Além de aulas de mecânica para a molecada, estão previstas oficinas de como pedalar com segurança, legislação de trânsito, passeios de bicicleta, visita ao Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet) da CET, exibição de filmes, debates e muito mais.
Para brindar a participação no processo de formação educativa, os jovens serão voluntários na Oficina Comunitária que rola dia 06 de dezembro, onde o objetivo é por em prática o que foi aprendido na formação e, claro, colocar mais bicicletas para rodar!
Festival Pedala Sampa
No sábado, dia 06, a rua Alfredo Maia, altura no número 500, próximo a estação de metrô Armênia, recebe o festival "Pedala Sampa" que tem entre os objetivos comemorar o aumento do número de ciclistas na região central de São Paulo, aproximar a comunidade e estimular um novo olhar sobre a cidade, principalmente, a partir da experiência dos jovens.
"O festival inicia um ciclo de ações na região, voltados para o empoderamento e ocupação das ruas e ciclovias recentemente implementadas pela Prefeitura", explicou Cadu Ronca do Instituto Aromeiazero.
Entre as atividades propostas pelo Instituto estão intervenções artísticas ao vivo, oficinas variadas e gratuita, oficina comunitária de mecânica de bicicletas, grafitti, além de muita música com bandas e DJ's.
Toda a programação é aberta, gratuita e dedica à todos, ciclistas ou não.
Quer saber mais?
Acompanhe a programação completa na página do Instituto Aromeiazero
Serviço
O quê:Festival Pedala Sampa
Quando:Sábado, dia 06 de novembro de 2014
Horario: das 11h as 18h
Onde:Rua Alfredo Maia, altura no número 500, próximo a estação de metrô Armênia
**Evento Gratuito
PARTICIPE! E ajude a tornar a cidade de São Paulo ainda mais amiga da bicicleta