"Ruas Completas" são vias projetadas e operadas para permitir o acesso seguro para todos os usuários - pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros de transporte coletivo. Uma rua pode se tornar mais ou menos completa à medida que atende ou não às demandas existentes na via para todos os usuários com conforto, segurança e acessibilidade.
Este curso irá explorar o conceito de Ruas Completas e como ele pode ser utilizado de forma prática e objetiva para elaboração de projetos viários. É indicado para estudantes, projetistas, urbanistas, gestores públicos, engenheiros de transportes e interessados em planejamento e mobilidade urbana.
Não há pré-requisito para participar. Todos os alunos receberão certificação. As vagas são limitadas.
Para fazer inscrição e saber mais sobre os conteúdo deste curso, clique aqui.
Organizadores
O curso Ruas Completas, na segunda edição, é uma iniciativa de três profissionais especializados em mobilidade urbana:
- Ariadne Samios: Arquiteta urbanista com graduação e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Leciona no curso de pós-graduação EaD em Gestão e Desenho da Mobilidade Urbana Sustentável da FAU Mackenzie e trabalha há 10 anos com projetos relacionados ao incentivo da mobilidade ativa, segurança viária e à melhoria da acessibilidade nas cidades brasileiras. Atua com o conceito de Ruas Completas desde 2017.
- Bruno Batista: engenheiro civil, graduado pela UFRGS, com mestrado em Engenharia de Transportes (UFRGS). Estudou Planejamento Urbano na Universidade de Groningen, na Holanda e trabalhou em projetos de mobilidade ativa, segurança viária, urbanismo tático, ruas completas, infraestrutura cicloviária, acessibilidade e planejamento urbano em mais de 20 cidades, a maior parte na América Latina.
- Janaina Amorim: Arquiteta urbanista, pós graduada no Curso Intensivo Refazendo a Paisagem (Universidade Politécnica da Catalunha, Barcelona) e mestre em Transportes pela Escola de Engenharia da UFMG, com o tema da dissertação: Influência do Ambiente Urbano, na escolha do Transporte Ativo e sua relação com sedentarismo das pessoas. Trabalha há 16 anos com projetos urbanos (viários e cicloviários) e é sócia diretora da Empresa Metrics Mobilidade.