Aconteceu tal como no ano passado: a bicicleta foi o meio de transporte vencedor do 10º Desafio Intermodal realizado em Curitiba na última sexta-feira (23).
A magrela levou também a melhor nas cinco primeiras posições e consolidou o modal como o mais eficiente em horário de pico na capital paranaense.
Com uma bicicleta convencional, o ciclista Nestor Cortês conseguiu fazer os 10 km entre o Centro Politécnico (local da largada) até a Praça Santos Andrade (Centro) em 17 minutos e 51 segundos, baixando em um minuto e treze segundos a marca de 2015.
Cortês, que não é atleta profissional, usa a bicicleta diariamente para ir trabalhar e para treinar aos finais de semanas. Na chegada, ele comentou como foi a experiência: “É importante registrar que antes havia pouca estrutura cicloviária em Curitiba e era perigoso porque a gente tem que respeitar as leis de trânsito. Não podíamos usar a faixa da canaleta de ônibus. Mas hoje tem a ciclovia da Avenida das Torres que eu usei e depois peguei a ciclovia da Engenheiros Rebouças e cheguei na UFTPR. Dali eu vim para a Santos Andrade sem problema usando o tráfego local. A estrutura para ciclista ficou melhor em Curitiba”, declarou o vencedor da prova.
Os presentes na praça Santos Andrade puderam acompanhar o deslocamento em tempo real no telão instalado em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tradicional desafio reuniu diferentes modais na capital paranaense e teve como novidade o monitoramento em tempo real.
A maratona envolveu carro, carro elétrico, motocicleta, táxi, ônibus, bicicleta, bike elétrica, ônibus, pedestre caminhando, pedestre correndo e cadeirante.
O evento foi organizado pelo programa de extensão Ciclovida da UFPR, com apoio da Prefeitura de Curitiba, da Universidade Tecnológica do Paraná (UFTPR) e do Instituto Lactec.
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