O artista búlgaro Christo Guelov, adepto da arte de rua, desenvolveu padrões geométricos variados que aplicou a faixas de pedestres em alguns pontos da cidade de Madri. na Espanha. A série batizada "Funnycross" ganhou destaque no site de arquitetura Contemporist.
A proposta do artista é despertar nas pessoas um novo olhar para o ambiente urbano. Para isso, Guelov adotou cores fortes e padrões geométricos intrincados neste trabalho, e conseguiu dar vida nova a simples faixas de segurança.
O artista diz que sua proposta é “investigar algo aparentemente inexistente ou invisível e trazê-lo para uma presença real”. Pode parecer muito cabeça, mas o resultado é que as ruas ficam muito mais divertidas e coloridas.
O pedestre só precisa tomar cuidado para não se distrair e acabar sendo atropelado, ainda que na Europa, geralmente, os motoristas sejam muito civilizados e respeitam quem atravessa a via. Lá, basta o pedestre pisar na faixa, não importa se o sinal está aberto ou fechado para os carros, que os motoristas param.
Faixas coloridas nas ruas de Madri. Foto: Contemporist/Reprodução
Leia também:
Barcelona afasta carros das ruas, para ser uma cidade para pedestres
Escola de Música de Brasília ganha faixa de pedestre em forma de teclas de piano
Em BH, pai irritado com morosidade da prefeitura pinta faixa de pedestre em escola infantil