Quinze razões para reduzir a velocidade nas cidades

Redução de velocidade urbana é urgente para evitar acidentes como o da foto. Mas alguns candidatos a prefeito insistem no verbo acelerar

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 14 de setembro de 2016

Motivos para reduzir a velocidade nas cidades

Parada de ônibus após choque de carro hoje (14) em SP

créditos: Marcos de Sousa


Há muita mentira na campanha eleitoral que estamos vivendo no Brasil. Um exemplo é o tema da velocidade, que provocou muita polêmica em seu processo de implantação, mas que  ao longo de 2015 e 2016 mostrou excelentes resultados, com boa aprovação em São Paulo.  

 

Contra toda a experiência técnica, contra todo o bom senso, candidatos de vários partidos insistem em atacar as políticas de redução de velocidade e acalmamento do trânsito nas cidades brasileiras. O discurso da moda nas campanhas eleitorais é "acelerar, acabar com a indústria da multa", e coisas do tipo.

 
Para ajudar a esclarecer o assunto, reunimos alguns motivos que justificam plenamente a desaceleração do trânsito. São razões econômicas, de saúde pública, de mobilidade e também de humanidade.

 

Parada de ônibus após choque de carro em S. Paulo . Foto: Marcos de Sousa
 

 

Quinze motivos para reduzir a velocidade nas cidades
 

#1
Mais de 45.000 pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito no Brasil

 

#2
O país está em 4º lugar no mundo entre os países com mais mortes no trânsito

 

#3
Brasil gasta cerca de R$ 40 bilhões por ano com acidentes de trânsito

 

#4
Mais de 400 mil indenizações por invalidez permanente são geradas anualmente por acidentes de trânsito (em 2013 foram 444 mil)

 

#5
Metade das vítimas de acidentes têm entre 18 e 34 anos

 

#6
Acidentes ocupam leitos do SUS que poderiam estar disponíveis para tratamento de doenças

 

#7
Recursos economizados com menos acidentes podem ser aplicados na melhoria do transporte coletivo

 

#8
Carros em menor velocidade têm mais chances de evitar acidentes: uma redução de apenas 5% na velocidade reduz em 30% a chance de acidentes fatais

 

#9
Risco de acidentes de trânsito a 40 km/h é a metade do que a 50 km/h

 

#10
Carros em menor velocidade emitem menos poluentes para a atmosfera

 

#11
Menor velocidade aumenta a fluidez no trânsito, reduzindo congestionamentos

 

#12
Limite de 50 km/h nas cidades já é obrigatório em mais de cem países do mundo

 

#13
Cidades da Europa e EUA estão fixando velocidade máxima de 30 km/h em todas as suas vias

 

#14
Grandes metrópoles, como Nova York, estão realizando a campanha Vision Zero, para zerar as mortes no trânsito. Redução de velocidade é o ponto de partida da campanha

 

#15
Com a redução da velocidade a perda de tempo nos percursos urbanos é mínima. Não passa de 5 a 7 minutos.

 

E mais uma: somos seres de carne e osso, muito delicados para nos chocarmos contra toneladas de aço ou de concreto. Vamos com calma!

 
 

 

Quinze artigos sobre redução de velocidade
Reunimos também uma série de artigos, reportagens, vídeos e outros conteúdos que mostram porque é importante reduzir a velocidade nas cidades:

A lógica das Marginais

Iphan defende redução de velocidade no Eixão, em Brasília

Contramão: candidatos querem anular a redução de velocidade

Vídeo de animação discute redução da velocidade no trânsito

Impactos da Redução dos Limites de Velocidade em Áreas Urbanas

Redução de Velocidade nas avenidas Marginais de São Paulo

Salvador, metrópole dividida: análise de uma via de alta velocidade

ANTP apoia redução da velocidade em ruas e avenidas de SP

Maioria de leitores apoia redução de velocidade do trânsito

Menor velocidade não significa menor fluxo, diz especialista

Organizações defendem a redução de velocidade em SP

Acidentes com vítima nas marginais (SP) cai 29% após redução da velocidade

Curitiba reduz limite de velocidade para 40 km/h na área central

Por bike e gente, Edimburgo reduz limite de velocidade a 30km/h

Ex-prefeito de Londres defende reduções de velocidade no trânsito 


Leia também:
Eleições 2016: mobilidade ativa ainda está fora dos debates
Campanha 'Bicicleta nas Eleições' já alcança 45 cidades brasileiras
Quais são as prioridades para a mobilidade ativa nestas eleições?

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário