O site Motorpress divulgou a informação de que a Prefeitura de São Paulo vai implantar um programa municipal de compartilhamento de carros nos moldes do Autolib, que funciona desde 2011 em Paris. A novidade foi anunciada pelo secretário de Transportes, Jilmar Tatto, durante a abertura do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, ontem (1º) na capital paulista.
O secretário disse que o decreto que criará o programa deve ser publicado nos próximos dias, antes das eleições municipais. Tatto comentou que os veículos utilizados não serão exclusivamente elétricos e híbridos, como os de Paris, nem de uma marca específica. Explicou que esses tipos de propulsão ainda enfrentam dificuldades para a recarga de baterias em São Paulo.
O que é car-sharing
Car Sharing (ou carros compartilhados) é um serviço disponível em mais de mil cidades do mundo inteiro. Esse tipo de compartilhamento permite que as pessoas aluguem carros por períodos curtos de tempo, geralmente por hora. O serviço é atraente para os clientes que só precisam usar o veículo ocasionalmente ou que precisam ter acesso a um tipo de veículo diferente do que usam normalmente.
O compartilhamento de carros é preferível ao aluguel, porque as estações do sistema estão espalhadas pelas áreas centras e pelos bairros das cidades de forma muito semelhares às estações de bicicletas públicas ou compartilhadas, tornando-os acessíveis aos moradores da cidade como uma forma de transporte coletivo ponto a ponto.
Leia também:
Chegamos, enfim, à era dos carros compartilhados?
Telavive terá sistema de car-sharing em 2017
Sistema de compartilhamento de carros elétricos é lançado no Recife