O segundo trecho da ciclovia Tim Maia, que ligará a orla da Barra da Tijuca a São Conrado, será inaugurado no próximo sábado (3).
Além disso, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta quinta-feira (1º) os critérios e procedimentos para o fechamento da via em caso de ventos fortes e ressaca. No fim de abril, ondas fortes causaram o desabamento do primeiro trecho da via, que liga São Conrado ao Leblon, deixando dois mortos.
O protocolo apresentado pela prefeitura contará com o auxílio de outros órgãos. As condições marítimas serão monitoradas pela Marinha, que vai alertar o Centro de Operações sobre ressacas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) fará o mesmo se um dia registrar rajadas de vento superiores a 75 km/h.
Se um desses critérios for constatado, a prefeitura entrará em estado de prontidão e poderá fechar a nova pista, que terá 3,1 km. Nessas situações, será utilizado o plano de contingência, que utilizará de semáforos com sinal vermelho e placas de bloqueio para impedir a circulação de ciclistas e pedestres.
Segundo o subsecretário de Defesa Civil, coronel Marcio Motta, o plano apresentado também será usado no trecho onde houve o acidente e é fruto de um "amadurecimento". Ele admitiu que o protocolo poderia ter evitado a tragédia.
"Se esse conhecimento nós já tivéssemos - com relação ao comportamento das ondas e a algumas outras questões - obviamente os protocolos já estariam implantados e muito provavelmente o fato [o desabamento] não teria ocorrido. É um processo de amadurecimento, de evolução e de conhecimento, mesmo que as normas técnicas brasileiras tenham sido totalmente cumpridas para a construção daquele trecho."
O trecho São Conrado - Barra da Tijuca da ciclovia Tim Maia foi construída contígua ao mar sobre o Elevado das Bandeiras, que teve as faixas de veículos remanejadas para abrigar a pista exclusiva para bicicletas. Este trecho da ciclovia inicia o trajeto no calçadão da praia de São Conrado, acessa o Túnel de São Conrado por uma nova rampa de 90 metros e segue sentido Barra pelo segundo andar do Elevado das Bandeiras.
A liberação deste novo trecho aconteceu depois que houve o aval do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias, que realizou inspeção técnica em toda ciclovia e garantiu a segurança, mediante a implementação de um plano de contingência da prefeitura para operação da via.
Trecho que desabou ainda sob interdição
O trecho Vidigal - São Conrado da ciclovia Tim Maia segue interditado. As obras de reconstrução e reforço do tabuleiro atingido em abril deste ano já foram finalizadas. Agora, o município aguarda a finalização da batimetria, que é estudo topográfico do fundo do mar, feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias para que o uso seja liberado a pedestres e ciclistas.
Este trajeto, onde houve o acidente, também terá um plano de contingência para operação, que seguirá os mesmos critérios e procedimentos estabelecidos para o trecho correspondente ao Joá.
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