Na França, dois veteranos da navegação querem criar um veículo inusitado: um táxi aquático que “voa” alguns centímetros acima da água.
O SeaBubbles, um veículo elétrico movido a bateria, foi criado por Alain Thebault e Anders Bringdal. E a ideia é usá-lo em rios de grandes centros urbanos como forma de melhorar a mobilidade urbana. A embarcação em formato de bolha comporta até cinco pessoas e alcança a velocidade de 45 quilômetros por hora.
“Temos estradas lotadas e vias fluviais vazias em muitas cidades – é uma oportunidade óbvia”, disse um dos cofundadores do projeto, Alain Thebault, ao site Bloomberg. “Queremos construir táxis aquáticos.”
O projeto ainda está na fase de produção. Em julho, a startup levantou 500 mil euros em uma rodada de financiamentos, com investimentos de companhias privadas e de fundos do governo francês. O dinheiro será usado para construir protótipos que devem ser testados a partir de março do ano que vem, no Rio Sena, em Paris.
O plano é construir também pontos de ancoragem no rio e desenvolver um aplicativo de táxi para smartphone.
No futuro, os criadores do SeaBubbles planejam que o veículo tenha um sistema completamente autônomo e dispense pilotos.
Leia também:
Transporte aquaviário divide opiniões em Florianópolis
Ponte de dois andares é proposta para a travessia no litoral do Paraná
Obra de navegabilidade do rio Capibaribe, no Recife, está abandonada
Hidroanel Metropolitano de São Paulo: obras da segunda eclusa avançam