No ano passado, as autoridades de Paris decidiram investir cerca de 150 milhões de euros em infraestrutura para tornar a cidade mais amigável para ciclistas. A capital já realizou dois grandes avanços de lá para cá: baniu todos os carros produzidos antes de 1997 e anunciou a reforma de pontos turísticos para facilitar o acesso de bikes. Sobre a retirada dos carros da 'Cidade Luz', também o Mobilize divulgou uma primeira ação em 2015.
Agora Paris inaugura sua primeira ciclovia — e ficou ainda mais adorável. Próxima ao Porto do Arsenal e a um parque público da cidade, a ciclofaixa tem apenas 800 metros. Por enquanto! A intenção é ampliá-la para 45 km de extensão, cruzando toda a capital até 2020.
Além do investimento em infraestrutura cicloviária, os ciclistas também serão beneficiados com novas regras de trânsito. Tudo para que pedalar pela cidade seja uma experiência cada vez mais agradável – e motivadora.
Em 2014, as bicicletas representavam apenas 5% do tráfego de Paris. O número cresce anualmente (a passos de formiguinha), mas a dificuldade de começar a andar de bike na cidade ainda é grande! Com todo o investimento, a expectativa é de que a quantidade de ciclistas nas ruas aumente para 15% até 2020.
Em Londres, depois de uma série de investimentos, o número de ciclista triplicou, enquanto o de motoristas caiu pela metade. Todas as iniciativas tem como objetivo final tornar a cidade mais sustentável, reduzindo a quantidade de carros e, consequentemente, a concentração de poluição. O objetivo de Anne Hidalgo, prefeita de Paris, é tornar a Champs Élysées — famosa rua turística da capital — exclusiva para pedestres.
Leia também:
High Line em Paris? Cidade consulta população para decidir futuro de antiga ferrovia
Menos fumaça, menos ruído
Na França, um VLT que anda a até 100 km/h