Discretamente, sem alarde, o provedor de transporte Uber iniciou um serviço de entrega de refeições porta a porta, usando bicicletas.
A novidade, por enquanto restrita a cidades dos Estados Unidos e Canadá, sugere que o Uber poderá enveredar agora para usar veículos leves, a pedal, como um provedor de logística. Em entrevista ao jornal The Washington Post, o porta-voz do Uber Bill Gibbons disse que há apenas "algumas dezenas de pessoas" que entregam encomendas para o Uber com bicicletas.
Por enquanto, as bicicletas são utilizadas para complementar o serviço "Uber Eats" nas áreas mais congestionadas da capital norte-americana, onde as bicicletas são muito mais eficientes do que os carros. As bikes são chamadas quando um cliente está a menos de três milhas (4,9 km) do restaurante, e se a rota entre o restaurante e o cliente tem infraestrutura adequada para bicicletas.
Anúncio do UberEats no Facebook: Procuram-se ciclistas
A experiência da empresa inclui entregas em São Francisco, Chicago e Nova York, e também em Toronto, no Canadá. A novidade já começou a gerar irritação e protestos entre as pequenas empresas e ciclistas autônomos que fazem entregas nessas cidades. Não há nenhuma informação sobre planos para atuação do Uber com bicicletas no Brasil.
Leia também:
Sua próxima entrega, via pedal
Uma nova profissão, o bike courierEmpresas de entregas com bicicleta se espalham por capitais
Uber lança em Nova York serviço mais barato que o metrô
Uber lança versão concorrente ao ônibus nos Estados Unidos