Em Goiânia, a obra da ciclovia da Avenida T-63, entre os setores Pedro Ludovico e Parque Anhanguera, acaba de ser concluída. A inauguração oficial da nova via para ciclistas será no próximo dia 11 de setembro.
Além de novo calçamento, pintura, ajardinamento, sinalização e iluminação, a ciclovia conta com uma 'cicloponte' que atravessa o córrego Cascavel em um trecho de 50 metros, conectando os bairros do Jardim América e Parque Anhanguera. Como a estrutura é toda vazada, inclusive o piso, composto também de tela trançada de aço, ao cruzar a ponte o ciclista pode observar o córrego sob seus pés.
A T-63, com 5,7 km de extensão, recebeu ciclovias em toda sua extensão, nos dois sentidos. A obra é uma realização da Prefeitura, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
Cicloponte
Um dos maiores desafios da obra foi a construção da cicloponte. Trata-se de uma estrutura metálica com chapas expansivas de aço e sustentadas por 16 treliças foi implantada nos 50 metros da ponte. A estrutura garantiu mais segurança ao tráfego dos ciclistas, bem como o alinhamento da via.
No último final de semana, o trecho foi aberto para a realização de um passeio ciclístico. Dezenas de ciclistas percorreram todo trajeto e aprovaram o projeto. De passagem por Goiânia, o angolano Belinho Manvia enalteceu a ciclovia e a nova cicloponte. Acostumado a usar a bicicleta como meio de transporte, Manvia declarou que “o trecho apresenta segurança e é uma boa alternativa para quem busca qualidade de vida e saúde”.
De acordo com o presidente da Comurg, Edilberto Dias, ao inaugurar a cicloponte e os demais trechos da ciclovia no próximo dia 11, a Prefeitura terá concluído todo trecho cicloviário da avenida T-63, que integra o corredor preferencial de ônibus da cidade.
Ciclovias
Ainda segundo Dias, a Prefeitura já implantou 45 km de trechos cicloviários e mantêm 51 km em construção. O objetivo é chegar a mais de 100 km de vias para ciclistas até o final do ano.
O município ainda trabalha para concluir o trecho na Alameda Couto Magalhães que vai ligar a ciclovia da T-63 ao Parque Areião. E iniciou o trecho cicloviário da Segunda Radial.
Leia também:
Goiânia ganhará 300 bicicletas públicas compartilhadas
Lazer, saúde e mobilidade
Nova ponte sobre o rio Pinheiros (SP) não tem acesso a ciclista e pedestre