Na Finlândia, onde os carros autônomos já são vistos nas ruas, chegou a vez agora dos ônibus. A partir de setembro, veículos de transporte de passageiros que dispensam motoristas começarão a ser testados na capital do país, Helsinque. São miniônibus, totalmente autônomos, que ingressarão no tráfego do dia a dia.
Não é a primeira série de testes realizada com os miniônibus EasyMile; veículos como estes já rodaram antes por rodovias do país. Mas o modelo, que inicialmente será colocado para rodar nas ruas de Helsinque, foi desenhado para transportar passageiros por trajetos curtos, como o trecho entre duas estações de trem, e a uma velocidade reduzida.
A ideia não é substituir o transporte público, mas suplementá-lo absorvendo o excesso de passageiros em momentos de tráfego intenso.
Enquanto grandes empresas do setor estão se unindo para regulamentar a tecnologia em países como os Estados Unidos, na Finlândia as condições são mais facilitadas por uma legislação que não explicita a necessidade de motoristas na condução dos veículos.
Outras experiências
Além de Helsinque, a cidade de Vantaa testou veículos similares em rotas mais tranquilas no ano passado. Outra experiência com a tecnologia no país foi com a empresa municipal de transporte inteligente Kusuplus, que integrava serviço de carona, pagamento mobile e transporte público. Só que, depois de um ano, o programa foi interrompido devido à baixa adesão de passageiros.
Apesar das pesquisas se concentrarem nas mãos de gigantes, como Google, Apple e Tesla, a iniciativa finlandesa mostra que diferentes regiões e países podem explorar a tecnologia dos veículos autônomos de maneira diferente e com outros fins.
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