Periferia concentra bairros com menos quilômetro de ciclovia em São Paulo. Foto: Fábio Arantes/ Secom (25/04/2016)
Cidade Ademar, na zona sul, 1.122 metros de via destinada aos ciclistas, é a subprefeitura com menor malha cicloviária da cidade; em seguida, aparece a do Jaçanã/Tremembé, na zona norte, com 1.135 metros de ciclovia. A terceira colocada é Cidade Tiradentes, com 2.029 metros.
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
A reportagem elaborou o ranking das dez subprefeituras que possuem menos quilômetros de ciclovia em suas ruas e avenidas e as dez administrações regionais com as mais extensas vias destinadas aos ciclistas em toda a cidade.
Fazem parte da lista das dez regiões com menos ciclovias quatro subprefeituras da zona sul, três da zona leste e outras três da zona norte (veja no quadro abaixo).
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Região da avenida Paulista é a que possui maior malha cicloviária
A Subprefeitura da Sé, que abrange todos os distritos da região central da cidade, além de áreas como a avenida Paulista e bairros como Higienópolis, com 45,4 km de malha cicloviária.
A segunda administração regional com mais quilômetros de vias segregadas para ciclistas é a do Butantã, com 39 km, seguida pela da Lapa (31,7 km). (Veja, no infográfico abaixo, mais detalhes da parte de cima do ranking.)
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Prefeitura gastou R$ 269 mil por quilômetro de ciclovia construído
Entre janeiro de 2013 e junho deste ano, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), gastou R$ 85,9 milhões na construção de ciclovias.
No período, foram inaugurados 319,6 km de novas ciclovias.
Isso significa dizer que o custo por quilômetro de ciclovia foi de aproximadamente R$ 269 mil.
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