Clique para acessar o original, ou baixe este mapa em alta resolução
Leitores que se preparam para ir ao Rio de Janeiro nos escrevem pedindo informações sobre a rede de transportes disponível para circular durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Garimpamos e encontramos o mapa acima, que resume o conjunto da obra, incluindo aeroportos, portos, barcas metropolitanas, trens urbanos, metrô, VLT, BRTs, teleférico e também os terminais de ônibus. Mas, atenção: o BRT Transbrasil (em cor cinza no mapa) somente ficará pronto em 2017.
BRTs especiais
Para chegar aos locais de competições haverá linhas especiais de BRTs. O passageiro terá que apresentar ingresso para uma das competições e pagar a tarifa com o RioCard Olímpico, que custa de R$ 25 (para o uso ilimitado por um dia) a R$ 160 (por sete dias seguidos).
No Parque Olímpico da Barra da Tijuca os torcedores terão duas estações do BRT para desembarcar, mas será preciso andar cerca de dois quilômetros até as arenas, já que o terminal construído em frente ao complexo esportivo estará fechado durante o evento, por motivos de segurança.