Bicicleta nas Eleições é o tema da campanha lançada no último dia 9 de junho pela União dos Ciclistas do Brasil (UCB), que em menos de dois meses já alcançou 45 cidades brasileiras.
A mobilização tem como ponto de apoio uma carta compromisso redigida pelos cicloativistas, voltada aos candidatos dos inúmeros municípios, e que pede o posicionamento dos futuros prefeitos em favor de políticas claras de mobilidade urbana sustentável.
Encampada por várias entidades de ciclistas e movimentos sociais, o objetivo desta campanha é aproveitar o momento eleitoral e unir forças para pressionar os pré-candidatos a incluir a temática da mobilidade ativa em seus programas de governo.
Até o momento, já aderiram à campanha capitais como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, Maceió e São Paulo, bem como cidades pequenas, a exemplo de Breves, no Pará, e médias, como Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul.
Guilherme Tampieri, diretor da UCB e coordenador de articulação desta campanha, acredita que a bicicleta será uma das pautas discutidas no período eleitoral pelos diversos segmentos sociais. “Esperamos aproveitar esta janela de oportunidade de diálogo e incidência, aberta a cada quatro anos, para ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelas prefeitas e prefeitos e vereadoras e vereadores no mandato 2017-2020”, destacou.
As organizações interessadas em participar da campanha Bicicleta nas Eleições podem inscrever-se em www.bicicletanaseleicoes.org.br.
Leia também:
Bicicleta nos Planos
Ciclistas de Maceió farão carta compromisso para candidatos às eleições em 2016
Fortaleza registra 1 milhão de viagens com bicicletas compartilhadas
Bicicleta, um meio de transporte em Recife