Estação do BRT Transolímpica - Foto: Paula Johas/ PCRJ
Cariocas e turistas que vão assistir a competições no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, terão duas estações do BRT para desembarcar, mas será preciso caminhar cerca de dois quilômetros a pé até as arenas. Por medida de segurança, o terminal construído bem em frente ao complexo esportivo ficará fechado durante o evento. O objetivo é evitar aglomerações perto dos acessos aos locais de provas. A mesna estratégia foi adotada em Londres, durante os Jogos de 2012.
Após a Olimpíada, o terminal será aberto ao público como uma grande estação de integração de três BRTs: Transcarioca (Barra-Aeroporto), Transoeste (Jardim Oceânico-Campo Grande e Santa Cruz) e Transolímpico (Recreio-Deodoro).
O consórcio do BRT acredita que, mesmo com o aumento do número de visitantes na cidade, o sistema vai absorver a demanda sem sobrecarga. Até o fim desta semana, a prefeitura conclui as obras de expansão do Terminal Alvorada, na Barra, um dos maiores da cidade, que passará a ter mais pontos de embarque dos ônibus articulados.
Para embarcar nas linhas especiais, o passageiro terá que apresentar ingresso para uma das competições e pagar a tarifa com o RioCard Olímpico, que custa de R$ 25 (para o uso ilimitado por um dia) a R$ 160 (por sete dias seguidos). Nos serviços normais de BRT, o usuário paga R$ 3,80.
"Os Jogos vão coincidir com o período de recesso escolar. Muitos responsáveis por esses alunos também vão aproveitar para tirar férias. Por isso, a demanda de usuários pelo serviço no dia a dia vai diminuir. Por outro lado, teremos o público olímpico para compensar", disse a diretora de Relações Institucionais do BRT, Suzy Baloussier.
No entanto, ainda há o que ser feito nas estações. No terminal de integração do Transolímpico, entre as avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno, na Barra, falta sinalização. O usuário que desembarca ali fica perdido ao procurar a passagem subterrânea que leva, por exemplo, à plataforma dos do BRT. A prefeitura informou que ainda vai instalar placas especiais. Atualmente, o total de usuários dos BRTs chega a 450 mil por dia.
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