Asfaltamento, transporte público e limpeza são as maiores insatisfações dos turistas que visitam Manaus, segundo a pequisa de comportamento do turismo na Região Metropolitana, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio).
De acordo com a sondagem, 30,3% dos turistas estrangeiros ficaram insatisfeitos com o asfaltamento da região, 29,4% consideraram o transporte público entre regular e ruim, 25% acharam a limpeza pública insatisfatória, 22,5% consideraram o serviço de taxi entre regular e ruim. A segurança pública aparece em último lugar, com 19,9% de insatisfação por parte dos turistas estrangeiros.
Já em relação aos turistas nacionais mais de 50% consideraram o transporte público e a limpeza (51,4%) os piores serviços da região, seguidos de asfaltamento (41,2%), segurança (40,1%) e telecomunicações (29,6%).
Na análise do grau de satisfação do turista nacional que visita Manaus, cinco itens tiveram destaque: a gastronomia (95,8%), hospedagem (93,5%), atrativos culturais (91,1%), naturais (91,0%) e hospitalidade manauara (89,4%). Em relação ao turista estrangeiro, se destacaram os atrativos culturais (94,9%), naturais (94,3%), hospitalidade manauara (92,6%), hospedagem (92,5%) e guias e monitores (92,1%).
Na pesquisa foi observado que as cidades mais visitadas depois de Manaus foram Presidente Figueiredo, Parintins e Novo Airão. Na análise da expectativa de retorno a Manaus, 72,2% dos turistas nacionais e 54,9% dos estrangeiros disseram que voltariam à cidade.
Para o assessor econômico da Fecomércio, José Fernando da Silva, esse percentual é alto e demonstra a fidelização do turista com a região. “Uma viagem internacional tem um alto custo e a intenção deles de voltar é um ponto positivo”.