Ônibus de São Paulo vão poder parar fora do ponto para desembarque de mulheres e idosos (Foto/ Arquivo: TV Globo/Reprodução)
A Prefeitura de São Paulo sancionou a lei que autoriza motoristas de ônibus a parar fora dos pontos de ônibus para que mulheres e idosos possam descer em locais mais seguros e acessíveis. De acordo com a medida, publicada no Diário Oficial da cidade deste sábado (16), o desembarque está autorizado apenas no período entre 22h e 5h do dia seguinte.
A lei estabelece que a parada do veículo deve acontecer em locais que obedeçam ao trajeto regular da linha e onde não seja proibida a parada de veículos. A medida deve ser regulamentada nos próximos 60 dias pela administração do prefeito Fernando Haddad (PT), segundo a Secretaria Executiva de Comunicação.
O texto do projeto de lei, de 2014, é de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV). A justificativa do parlamentar é a de que mulheres e idosos estão mais vulneráveis à noite e são "o principal alvo" de criminosos. O projeto prevê que eles escolham o local que lhes proporcione "a melhor sensação de segurança".
Até então, somente passageiros com deficiência tinham o direito de descer em locais que não sejam pontos de coletivo.
Leia também:
TCM libera Haddad a refazer concessão de ônibus por 20 anos em SP
Os mapas de metrô e ônibus de grandes redes e seus problemas
Para driblar interdição, ônibus terão faixa em via paralela à Paulista