Pesquisadores da ciclomobilidade, de Curitiba e da Holanda, reuniram-se para debater projetos. Foto: SMCS
Dois pesquisadores doutores da Universidade de Twente, especialistas em ciclomobilidade, estão em Curitiba nesta semana para mais uma etapa de trabalho do acordo entre Curitiba e Holanda para pesquisas e desenvolvimento de projetos na área. Karst Geurs é especialista em planos de transporte e dinâmica de tráfego e Marcel Boogers atua na área de inovação e governança e parcerias de projetos com cidades.
Os professores estão na cidade para fortalecer os projetos em andamento e fechar novas parcerias para o desenvolvimento do acordo Curitiba-Holanda para ciclomobilidade. A dupla apresentou os trabalhos desenvolvidos na Holanda, com destaque para um aplicativo de smartphone para levantamento de dados dos ciclistas da universidade, como deslocamentos e sua motivação, localização, mapas, entre outros.
Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP) apresentaram os primeiros dados da Pesquisa de Mobilidade Universitária em Curitiba, realizada em junho nos campi das quatro instituições. O estudo vai indicar medidas para incentivar o uso da bicicleta e do transporte público, para diminuir o transporte individual nos deslocamentos, a criação de ciclovias intercampi e medir o potencial de adesão ao modal bicicleta na comunidade acadêmica.
Foram mostradas ainda as pesquisas de ciclomobilidade em Curitiba que dois estudantes da Universidade de Twente realizaram em parceria com alunos e professores da UTFPR – a dupla também passou por um estágio de dois meses na Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
“Estamos muito contentes com o rápido avanço dos trabalhos nos últimos meses. Isso ajuda a fortalecer e incrementar ainda mais as parcerias e intercâmbios que já estão sendo realizados e que devem ser ampliados”, disse Maya Van der Berg, do Instituto de Inovação e Governança (IGS) da Universidade de Twente.
A secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, também destacou o bom desenvolvimento do acordo e lembrou que a Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia está trabalhando em um aplicativo para a área de ciclomobilidade da cidade, ligado ao portal Mais Bici da Prefeitura. “Em breve, receberemos mais dois estudantes da Universidade de Twente para novo processo de estágio na Setran”, confirmou.
O evento contou ainda com uma palestra do secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, que apresentou os projetos de sustentabilidade e crescimento que estão sendo implantados na capital paranaense. “Este tipo de acordo é importante por envolver o poder público, as universidades e as empresas, e também para conhecermos experiências bem sucedidas em outros locais, as quais podem ser aplicadas e adaptadas à nossa realidade, ajudando a resolver diversos problemas da cidade”, confirmou.
Nesta sexta-feira (15), às 19 horas, os professores holandeses Karst Geurs e Marcel Boogers ministrarão palestra sobre a mobilidade urbana na Holanda no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP (Rua Emiliano Perneta, 174 – Centro).
Leia também:
Três cidades brasileiras dão exemplo de priorização aos pedestres
Curitiba testa ônibus híbrido elétrico de 2ª geração da América Latina
Ciclovias de Curitiba vão gerar energia