Resultados do projeto-piloto serão obtidos no segundo semestre de 2017. Foto: Valdecir Galor/SMCS
A cidade de Curitiba terá ciclovias com piso capazes de gerar energia, por meio de sensores. O mesmo sistema também servirá para coletar dados, tais como a frequência de passagem das bicicletas, e controlar a sinalização nos cruzamentos.
A tecnologia será desenvolvida por meio de um acordo assinado esta semana entre a prefeitura da capital do Paraná e o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e da empresa Soundpower Corporation. Trata-se de um projeto-piloto, e os resultados deverão ser obtidos a partir do segundo semestre de 2017.
Segundo o diretor da Jica no Brasil, Ryuichi Nasu, o pavimento tem como objetivo contribuir com a segurança das ciclovias urbanas: “O produto desenvolvido vem suprir a necessidade da cidade em proporcionar ciclovias e ciclofaixas com mais segurança para pedestres e ciclistas”, afirmou.
“Essa cooperação vai possibilitar que Curitiba continue inovando. O projeto traz tecnologia de ponta à cidade, com o uso de energia alternativa e desenvolvimento sustentável, que resultará em mais segurança para a população curitibana”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Sergio Antoniasse.
Leia também:
Prefeitura de Curitiba lança edital para serviço de bike sharing
Projeto que permite levar bicicleta em ônibus é testado em Curitiba
Franceses apresentam novo transporte público para Curitiba