No final de maio, a prefeitura de Porto Alegre divulgou ter atingido a meta de 41 km de ciclovias entregues à população. Até o fim deste ano, a expectativa é chegar a 50 km de faixas exclusivas para bicicleta, informa a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), responsável pelos projetos.
Ainda que com avanços - foram 12 km de ciclovias executadas em 2015 e 15 km este ano - a meta anual teve de ser revista e baixou dos iniciais 100 km, previstos no Plano Diretor Cicloviário, para 50 km conforme cálculo da atual gestão. Para se aproximar da meta geral do Plano, que prevê uma malha viária total de 495 km de vias cicláveis, a capital gaúcha terá de continuar investindo na mobilidade urbana.
Dificuldades financeiras reconhecidamente têm impedido, alega a prefeitura, a construção mais célere de vários trechos de ciclovias na cidade. Nesse sentido, soluções mais econômicas vêm sendo adotadas nos projetos, como ilhas pintadas no asfalto, que permitem conquistar espaço viário para pedestres e ciclistas e, eventualmente, até eliminar a necessidade de semáforos. Tudo para que o processo vá adiante, explica a gerente de Projetos e Estudos de Mobilidade da EPTC, engenheira Alessandra Andrea Both.
Segundo Both, o mais importante ao investir em infraestrutura para bicicletas é que estas melhorias geram uma redução significativa dos acidentes envolvendo ciclistas, como de fato ocorreu nos últimos três anos em Porto Alegre: “Foram nove mortes em 2013, oito em 2014 e três no ano passado, uma clara demonstração de mudança na cultura do trânsito, com mais respeito e cordialidade nas relações entre todos", afirma.
Principais ciclovias
Uma ciclovia muito interessante da capital gaúcha, tanto para moradores como turistas, é a que atravessa a orla do Guaíba, cruzando pontos de destaque da cidade, como o Museu Iberê Camargo e a Usina do Gasômetro. Prestes a ser concluída, esta via exclusiva, que vem acompanhada de obras de revitalização como pistas para caminhada e outros atrativos, fará a ligação da região central e a zona sul de Porto Alegre.
No material especialmente elaborado pela Prefeitura gaúcha para o Mobilize, e que já está disponível na seção Mapas, o leitor poderá localizar todas as rotas ciclísticas concluídas até agora. Entre elas, as mais extensas, que são as seguintes:
- Rótula do Papa/Erico Verissimo/José do Patrocínio/Loureiro da Silva/Travessia pela Redenção/Barros Cassal/Irmão Otão/Vasco da Gama/ Mariante/Silva Só/Ipiranga/Edvaldo P. Paiva/Padre Cacique/Diário de Notícias/Icaraí/Chuí (18,5 km)
- Barros Cassal, Vasco da Gama, Mariante x Silva Só, Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Diário de Notícias/Icaraí (12 km)
- Gasômetro, Loureiro da Silva, José do Patrocínio, Erico Verissimo, Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique, Diário de Notícias/Chuí/Icaraí, até a Wenceslau Escobar, (11,5 km)
No link do Portal PMPA, mais informações sobre o andamento das ciclovias.
Clique aqui e acesse no Mobilize o mapa cicloviário atualizado de Porto Alegre
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