A Prefeitura de Curitiba dará início nesta sexta-feira (10) a um projeto piloto voltado ao usuário do transporte coletivo que quiser transportar sua bicicleta no ônibus.
O BRT Bike, como foi chamado, será testado em um ônibus da linha Centenário/Campo Comprido, adaptado para transportar, com segurança, duas bicicletas. Se aprovado, o programa será ampliado para outras linhas do sistema.
O lançamento será esta sexta-feira (10), às 14h, no Terminal Campina do Siqueira. O ônibus, um biarticulado do eixo leste/oeste, será identificado com o pictograma da bicicleta, na parte da frente, e por adesivos informando horários e locais de acesso com a bicicleta.
As duas vagas para bicicletas estão localizadas ao lado da porta 5, por onde deve entrar o ciclista que estiver portando sua bicicleta. No espaço, a bike será acomodada em posição vertical e presa por cintos de segurança.
Neste período de teste – para avaliar, inclusive, o impacto na operação do transporte e cumprimento de horários – só será permitido embarque com bicicleta em horários específicos, fora do pico e apenas nos terminais do eixo e na estação da Praça Rui Barbosa.
O BRT Bike será desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Trânsito e Urbs.
Leia também:
Bike em ônibus é liberada em São Paulo fora do horário de pico
Ônibus de BH vão transportar bicicletas
Primeiro a aceitar bicicleta, BRT Move começa a funcionar em 8 de março