Novas vias mudam a dinâmica de mobilidade de Salvador

Novas vias, como as Linhas Vermelha e Azul, o VLT do Subúrbio e as linhas 1 e 2 do metrô vão mudar a dinâmica de mobilidade da capital baiana

Notícias
 

Fonte: A Tarde  |  Autor: Yuri Pastori  |  Postado em: 06 de junho de 2016

Orlando Gomes, juntamente à Av. 29 de Março, compõ

Orlando Gomes, juntamente à Av. 29 de Março, compõe a Linha

créditos: Raul Spinassé | Ag. A TARDE

 

Salvador é apontada como uma das capitais mais congestionadas do país, superando metrópoles como São Paulo. Novas vias, como as Linhas Vermelha e Azul, o VLT do Subúrbio e as linhas 1 e 2 do metrô vão mudar a dinâmica de mobilidade da capital baiana.

 

A avenida Orlando Gomes entregue neste domingo (5) duplicada e revitalizada pelo governo estadual, faz parte, junto com a 29 de Março, da Linha Vermelha. Quando toda a via estiver concluída, a população terá a opção de trafegar de Paripe à orla de Piatã, em um trajeto de 13 km que encurta a distância entre os bairros e evita pontos de retenção de trânsito.

 

A avenida 29 de Março está com mais de 44% de obra concluída e tem o investimento de R$ 581,5 milhões. São seis viadutos, pontes, ciclovias e pista dupla com três faixas cada, com uma exclusiva para o transporte sobre rodas (BRT).

 

A nova via beneficiará diretamente moradores dos bairros Trobogy, Mussurunga, Bairro da Paz, Jardim Nova Esperança, Águas Claras e Cajazeiras. "Daqui a até 40 dias devemos inaugurar a via regional até Águas Claras", antecipou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.

 

A Linha Azul, com 12,7 km, vai ligar Patamares, na orla atlântica, ao bairro do Lobato, no subúrbio ferroviário. O investimento é de R$ 647 milhões. A primeira etapa ficou pronta em 2014, com a duplicação e ampliação da avenida Pinto de Aguiar que, junto à avenida Gal Costa (em obra de drenagem), forma a linha.

 

"Novas intervenções estão previstas para 2017, mas temos desapropriações, crise econômica e mudança de governo. Isso exige readequação do planejamento pela dificuldade de recursos", pontuou Martins.

 

A via já tem 24% das obras concluídas e contará com dez viadutos, quatro túneis duplos, ciclovias e pista dupla, com três faixas cada, uma exclusiva para o transporte público, integrando-se ao metrô.

 

Os moradores dos bairros São Rafael, São Marcos, Sussuarana, Mata Escura e Campinas de Pirajá serão beneficiados diretamente.

 

"As vias vãomnão só melhorar a mobilidade para as pessoas, como também ser um vetor de crescimento para novos empreendimentos e formas de geração de emprego e renda", disse Carlos Martins.

 

Metrô

O metrô deve chegar ao Aeroporto de Salvador em 2017 (Linha 2). Além disso está previsto um novo trecho de Pirajá a Águas Claras (Tramo 3), com extensão de 5,5 km, complementar à Linha 1.

 

Em dezembro de 2015 os 12 km do projeto original (a Linha 1) foram entregues pelo Estado, após mais de 13 anos parados. A integração aos ônibus urbanos e metropolitanos já funciona nesta linha. São oito estações: Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá, Bonocô e Pirajá.

 

O bilhete dá direito ao usuário usar linhas metropolitanas em três horas, e de duas horas para linhas urbanas. "Estações do Detran e Acesso Norte  estarão prontas até julho", disse ele.

 

Leia também:

Mais 144 linhas de ônibus serão integradas ao metrô de Salvador até julho 

Linhas de ônibus metropolitanos são integradas ao metrô de Salvador 

Salvador reinaugura terminal de ônibus na Lapa 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário