Se você considera perigoso o ato de falar ao celular enquanto dirige, e concorda que deveria haver regras mais duras para impedir esse mau uso ao volante, saiba que isso pode vir a acontecer. Até setembro, está disponível na internet, para Consulta Pública, uma proposta legislativa que sugere regras mais rígidas aos motoristas flagrados usando o aparelho enquanto dirigem. Para apoiar esta iniciativa, basta acessar a página do Senado e manifestar sua indignação.
O número de acidentes causados por esse comportamento inconsequente tem aumentado e feito muitas vítimas, inclusive fatais, diz o texto da petição. Pesquisas comprovam que a combinação de celular e volante é tão, ou mais perigosa, quanto beber e dirigir. Ou seja, as punições deveriam ser mais severas. A proposta em consulta sugere portanto um aumento das multas atuais e a suspensão por 12 meses do direito de dirigir aos que forem flagrados falando ao celular com o carro em movimento.
Ao atingir 20.000 apoios, esta ideia entrará automaticamente para a pauta do Senado Federal e tramitará como Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Apoie e ajude a divulgar. Afinal, como diz o leitor Marcelo Campos, que passou esta informação ao Mobilize, "não é possível mais continuarmos convivendo com tantos acidentes causados por esse tipo de distração irresponsável".
Leia também:
Em Campinas (SP), mortes de ciclistas em 4 meses supera total de 2015
Paraná registra cinco colisões por dia entre veículos e ciclistas
Maio Amarelo: empresas se unem em favor de um trânsito mais seguro
Índia encontra forma criativa de fazer motoristas diminuírem a velocidade