Ciclistas de Maceió farão carta compromisso para candidatos às eleições em 2016

Ação da Associação Ciclomobilidade para a inclusão das bikes nas políticas públicas faz parte da campanha nacional "Bicicleta nas Eleições", da UCB

Notícias
 

Fonte: Alagoas 24 Horas  |  Autor: Alagoas 24 Horas  |  Postado em: 19 de maio de 2016

Bicicleta, tema para as eleições municipais de Mac

Bicicleta, tema para as eleições municipais de Maceió (AL)

créditos: Fernandes Lima/Ciclomobilidade

 

Em Maceió, os candidatos às eleições municipais de 2016 terão mais um desafio a encarar: a cobrança popular pela inclusão da bicicleta nas políticas públicas de mobilidade. A Ciclomobilidade – Associação de Ciclistas Urbanos de Maceió http://www.ciclomobilidade.org/ vai elaborar, entre outras ações, uma carta de compromisso para ser assinada pelos candidatos aos cargos de prefeito e de vereador na capital alagoana.

 

Bicicleta nas eleições

A iniciativa faz parte da campanha nacional “Bicicleta nas Eleições”, da UCB – União de Ciclistas do Brasil, que lançou um edital público com financiamento do Banco Itaú. Em Maceió, a Ciclomobilidade foi a associação escolhida para desenvolver o projeto.

 

“Será mais um passo importante na cobrança por políticas públicas de mobilidade. Esperamos que todos os candidatos possam assinar a carta, o que mostrará compromisso com um trânsito mais seguro e uma cidade cada vez melhor para todos”, diz Juliana Agra, integrante da Ciclomobilidade.

 

A campanha nacional busca ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelos prefeitos e vereadores no mandato 2017-2020, além de qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte e de contribuir para o fortalecimento da rede de movimentos e instituições cicloativistas. O edital oferece auxílio financeiro de R$ 3 mil para cada entidade participante da campanha.

 

Mapa cicloviário

Desde a sua criação em 2015, a Ciclomobilidade desenvolve uma série de ações para cobrar políticas públicas que tragam segurança aos ciclistas de Maceió. No dia 29 de maio, a associação divulgou o mapa cicloviário da cidade, mostrando que, do mínimo de 200 km de estrutura cicloviária necessários, Maceió tem apenas 41 km. 

 

Em fevereiro de 2016, o grupo também realizou a primeira contagem de bicicletas da Avenida Fernandes Lima. O levantamento mostrou que, diariamente, mesmo sem infraestrutura adequada, 1.156 ciclistas transitam pela avenida, das 5h às 20h. A contagem foi incluída na base de dados na revisão do Plano Diretor de Maceió. A próxima contagem será feita na Via Expressa, no mês de junho.

 

Leia também:

Maceió deve ganhar mais 3,2 km de ciclovia 

Ciclistas realizam protesto diferente em Maceió 

Relatório sobre ciclofaixa em Maceió é entregue à Justiça 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário