“Cidades de todo o mundo estão congestionadas com carros, caminhões e minivans, que ocupam as vias e poluem o ar. Essa situação está se agravando rapidamente com o crescimento do comércio pela internet e a necessidade de mais entregas porta a porta". A constatação é da revista da 3ª Confererência Internacional de Cargo Bikes, realizada entre os dias 16 e 17 de abril em Nijmegen, na Holanda.
O festival continua crescendo ano a ano, da mesma forma que o setor de cargo bikes. Neste ano o encontro reuniu representantes de 25 países, a maioria da Europa, mas também de países como China, Colombia, Egito, Taiwan, Emirados Árabes, Estados Unidos e do Brasil.
O sábado (16) foi dedicado a conferências sobre transporte de cargas com bicicletas, enquanto o domingo (17) ficou reservado para a 5ª Exposição e Parada de Cargo Bikes. Palestrantes mostraram que a utilização de bicicletas para entregas é simples e bem conhecida: usar cargo bikes em vez de veículos motorizados resulta em ganhos e melhorias no ambiente urbano e das condições de vida para quem vive nas cidades e também para quem trabalha com as entregas.
Veja o vídeo sobre a exposição de bikes de carga
Mas, atenção: assim como no Brasil, também na Europa há estímulos e subsídios para os transportes com aviões e caminhões, enquanto os sistemas de transportes por trens e veículos "limpos" continuam sendo duramente taxados, explicou o palestrante Michael Cramer, que defendeu uma campanha intensa para convencer políticos locais e membros do Parlamento Europeu de que o transporte com cargo bikes é uma boa ideia para toda a Europa.
Padronização de conteineres
Neste ano, com o avanço dos sistemas de logística leve em todo o mundo, as discussões avançaram para temas como os padrões de containers e pallets e sobre como conectá-los aos sistemas de transporte motorizados, como caminhões, trens, barcos e aviões.
Johan Erlandsson, da sueca Velove, defendeu a necessidade de se criar padrões para os containers de bicicletas, como uma forma de facilitar e estimular o bike-transporte. Ele explicou que a padronização desses containers pode funcionar da mesma maneira como a padronização dos containers marítimos revolucionou o transporte de cargas no século 20.
Veja o vídeo da parada de cargo bikes
Leia também:
DHL da Holanda adota quadriciclo de carga, a pedal
A carga é vilã da mobilidade?
Trabalhadores do pedal