No dia do aniversário de 290 anos, Fortaleza ganha nova faixa de pedestres em diagonal, situada no cruzamento das avenidas 13 de Maio e da Universidade, no Benfica. A intervenção visa aumentar a segurança de quem atravessa e a redução do tempo em até 60%. A primeira implantada na Capital foi em 2015 no cruzamento da Av. Historiador Raimundo Girão X Av. Rui Barbosa, na Praia de Iracema.
Também conhecida como “faixa em X”, a faixa diagonal evita que pedestres façam duas travessias para acessar o outro lado de uma via nos cruzamentos semaforizados. De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além dessa implantação, outras melhorias foram realizadas na região como a inserção de rampas de acessibilidade nas calçadas e readequações tanto no canteiro central quanto no passeio. Na esquina da Casa de Cultura, por exemplo, foi realizado prolongamento da calçada para reduzir a distância da travessia e aumentar a visibilidade dos pedestres.
A implantação da faixa diagonal integra as ações do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, com o objetivo de proporcionar mais segurança aos pedestres na hora da travessia. As iniciativas fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Programa de Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies, instituição filantrópica com sede em Nova York, que traça ações de curto, médio e longo prazos para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves no trânsito.
Leia também:
Fortaleza dá início em maio a um novo programa de bikes compartilhadas
VLT no Ceará começa a operar experimentalmente em dezembro
BID visita Fortaleza para conhecer iniciativas de mobilidade urbana