No próximo sábado (9), quatro novas food bikes estarão estacionadas na avenida Pedro Lessa, em Santos (litoral de SP), no período das 10h às 14h.
Estas bicicletas, que combinam economia sustentável, mobilidade e inovação, e que levam delícias sobre duas rodas, costumam estar presentes em eventos corporativos e particulares.
Nesse dia, a loja Nação Verde Santos (avenida Pedro Lessa, 2.700) abrigará as seguintes food bikes: Brigadeiros Dona Chita (brigadeiros), Sandubike (sanduíches naturais), Bem Querer (salada de frutas) e Café Encontro (cafés especiais).
Sobreviver do pedal
Alexandre Vicente Peixoto da Silva, de 38 anos, deixou o cargo que ocupava na área de marketing e desde setembro aposta no ideal de sobreviver pedalando. “Eu trabalhei em São Paulo durante onze anos. Subia e descia a Serra todos os dias e queria mais qualidade de vida”, disse o idealizador da Bem Querer, que comercializa salada de frutas.
Após estudos sobre este tipo de mercado, ele projetou o triciclo que usa para transportar os potinhos com as frutas, pensando em todos os detalhes. “Busquei uma forma segura de levar os produtos sem muita trepidação. Como o triciclo é mais pesado, coloquei suspensão na frente e freio a disco, explica.
Todo o cardápio da Bem Querer é supervisionado por uma nutricionista e aferido quinzenalmente por uma consultoria sanitária particular, que atesta a qualidade dos snacksde frutas.
Para ele, não só a geografia de Santos favorece as food bikes, mas a própria cultura do santista, que incorporou o uso das bicicletas ao seu dia a dia.
“São 30 km de ciclovia em Santos, e a malha cicloviária continua crescendo. As pessoas vão de bicicleta para a praia, para o trabalho, para o lazer. A food bike tem essa essência, sendo prática e ágil ao mesmo tempo”, compara Alexandre.
Leia também:
Bikes de comes e bebes dão nova vida a praça na zona norte de SP
Ideias que deram pedal em 2015
Um aplicativo que ajuda a encontrar a sua Food Bike preferida