Deputados aprovam crédito de R$ 989 milhões à Linha 4 do Metrô do RJ

Com aprovação na Assembleia Legislativa, governo do estado pode pedir o dinheiro junto ao BNDES. Valor final da obra será quase o dobro do projetado inicialmente

Notícias
 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus  |  Autor: Adamo Bazani  |  Postado em: 07 de abril de 2016

Primeiro trem da Linha 4 do Metrô do Rio

Primeiro trem da Linha 4 do Metrô do Rio

créditos: Reprodução

 

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei que permite ao governo do estado contrair empréstimo de R$ R$ 989 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para terminar parte das obras da Linha 4 do metrô do Rio até o periído das Olimpíadas de 2016.

 

O governo federal já tinha indicado a possibilidade de liberação do empréstimo, no entanto, legalmente o governo do estado só poderia pedir o dinheiro com a autorização dos deputados. Somente com novos recursos é que as obras poderão ficar prontas em tempo.

 

O governo do estado afirma que, dos R$ 989 milhões, R$ 489 milhões são fundamentais para a conclusão do trecho olímpico, que engloba o trajeto entre Ipanema–Barra, com as estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

 

A previsão inicial era de conclusão até junho de 2016. Os R$ 500 milhões restantes seriam para a segunda fase, incluindo a estação Gávea, prevista para 2018.

 

“O texto do projeto foi aprovado com a inclusão de 22 emendas parlamentares que buscam dar mais transparência ao empréstimo. Uma delas dá um prazo de 30 dias após a assinatura do financiamento para que o governo envie à Alerj um relatório detalhado com todas as despesas relativas à obra”, diz a Alej em nota.

 

O projeto de lei 1.561/16, do Executivo, agora com as alterações, vai ser enviado para o governador em exercício, Francisco Dornelles.

 

A aprovação não foi unânime. O empréstimo recebeu 13 votos contrários, mas passou por maioria simples.

 

Mais caro que o planejado

Ao lado do corredor de ônibus BRT Transolímpica, a linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é considerada a principal obra de mobilidade entre os legados das Olimpíadas de 2016. No entanto, o legado também vai ficar em relação aos custos mais altos. A obra inicialmente foi orçada em R$ 5,5 bilhões, depois o valor subiu para R$ 7,8 bilhões e agora chega a R$ 9 bilhões, já contando com este novo empréstimo.

 

Ao todo, a linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro deve ter 16 km de extensão, com seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.

 

A previsão inicial para o primeiro trecho, entre o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e a Estação General Osório, em Ipanema, é junho de 2016. O trecho entre Gávea e a linha 1 do Metro tem previsão para 2018.

 

A demanda deve ser de 300 mil passageiros por dia, inicialmente.

 

Número previsto de usuários por estação

Jardim Oceânico – 91 mil/dia

São Conrado – 61mil/dia

Gávea – 19 mil/dia

Antero de Quental – 35 mil/dia

Jardim de Alah – 20 mil/dia

Nossa Senhora da Paz – 47 mil/dia

 

Leia também:

Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada do Brasil 

Olimpíada & Teletrabalho: solução simples para um desafio complexo 

Prefeitos querem taxa sobre combustível de carros para financiar transporte público 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário