O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei que permite ao governo do estado contrair empréstimo de R$ R$ 989 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para terminar parte das obras da Linha 4 do metrô do Rio até o periído das Olimpíadas de 2016.
O governo federal já tinha indicado a possibilidade de liberação do empréstimo, no entanto, legalmente o governo do estado só poderia pedir o dinheiro com a autorização dos deputados. Somente com novos recursos é que as obras poderão ficar prontas em tempo.
O governo do estado afirma que, dos R$ 989 milhões, R$ 489 milhões são fundamentais para a conclusão do trecho olímpico, que engloba o trajeto entre Ipanema–Barra, com as estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
A previsão inicial era de conclusão até junho de 2016. Os R$ 500 milhões restantes seriam para a segunda fase, incluindo a estação Gávea, prevista para 2018.
“O texto do projeto foi aprovado com a inclusão de 22 emendas parlamentares que buscam dar mais transparência ao empréstimo. Uma delas dá um prazo de 30 dias após a assinatura do financiamento para que o governo envie à Alerj um relatório detalhado com todas as despesas relativas à obra”, diz a Alej em nota.
O projeto de lei 1.561/16, do Executivo, agora com as alterações, vai ser enviado para o governador em exercício, Francisco Dornelles.
A aprovação não foi unânime. O empréstimo recebeu 13 votos contrários, mas passou por maioria simples.
Mais caro que o planejado
Ao lado do corredor de ônibus BRT Transolímpica, a linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro é considerada a principal obra de mobilidade entre os legados das Olimpíadas de 2016. No entanto, o legado também vai ficar em relação aos custos mais altos. A obra inicialmente foi orçada em R$ 5,5 bilhões, depois o valor subiu para R$ 7,8 bilhões e agora chega a R$ 9 bilhões, já contando com este novo empréstimo.
Ao todo, a linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro deve ter 16 km de extensão, com seis estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz.
A previsão inicial para o primeiro trecho, entre o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e a Estação General Osório, em Ipanema, é junho de 2016. O trecho entre Gávea e a linha 1 do Metro tem previsão para 2018.
A demanda deve ser de 300 mil passageiros por dia, inicialmente.
Número previsto de usuários por estação
Jardim Oceânico – 91 mil/dia
São Conrado – 61mil/dia
Gávea – 19 mil/dia
Antero de Quental – 35 mil/dia
Jardim de Alah – 20 mil/dia
Nossa Senhora da Paz – 47 mil/dia
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