A prefeitura de Salvador (BA) reinaugura hoje (29) o terminal de ônibus Estação da Lapa, que passou por uma ampla reforma e requalificação. Inaugurado em 1982, o equipamento atende a cerca de 320 ônibus por hora e 450 mil pessoas por dia. Faz também a conexão entre linhas de ônibus da capital baiana e a Linha 1 do metrô.
Desgastada pelo tempo - a última reforma ocorreu em 2000 - a estação passou por intervenções estruturais, como a impermeabilização das lajes, limpeza, pintura e troca de pisos, e também ganhou banheiros climatizados, novas escadas rolantes, elevadores, sistema de combate a incêndio, central de monitoramento por câmera e novo sistema de sonorização.
A estação, segundo a prefeitura foi praticamente reconstruída "nos mais modernos padrões de acessibilidade". Terá, pela primeira vez, um elevador para pessoas com deficiência, idosos e outras pessoas com mobilidade reduzida. Uma rota de piso tátil, com cerca de 2 km, permitirá também a circulação segura de deficientes visuais. Veja fotos da nova estação.
Vista geral da estação, na região do Vale do Tororó. Foto: Consórcio Nova Lapa
Para viabilizar a obra o governo municipal cedeu o equipamento, por meio de concessão, ao Consórcio Nova Lapa, formado pelas empresas Socicam, Participa e Axxo, que investiu R$ 20 milhões na reconstrução do terminal. Com a concessão, por 35 anos, a nova estação terá, já a partir de hoje, 64 estabelecimentos comerciais. Nos próximos dois anos a área receberá um shopping com 200 lojas e dotado de outros equipamentos, como salas multiplex e escritórios. O novo shopping vai se somar a dois outros já existentes, o Piedade e o Center Lapa, e será construído a partir de junho.
Leia também:
Virada Ciclística em Salvador terá duração de 36h
Rio de Janeiro é a cidade mais congestionada do Brasil
Operação da Linha 2 do Metrô de Salvador é adiada para agosto
Governo da Bahia busca parceria para VLT em Salvador